Macedo de Cavaleiros

Oficina do Careto inaugurada em Podence para preservar artesanato tradicional

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2024-12-19 09:39

A freguesia de Podence, em Macedo de Cavaleiros, passou a ter uma Oficina do Careto, dedicada às artes tradicionais da produção de máscaras e tecelagem de mantas, um espaço inaugurado no passado sábado, dia em que se comemoraram os cinco anos da integração das Festas de Festividades de Inverno – Entrudo Chocalheiro dos Caretos de Podence na lista representativa do Património Imaterial da Humanidade. “É um marco muito importante para Podence e para a aldeia. Cinco anos após essa classificação é para nós uma alegria ver a dinâmica que os Caretos de Podence têm. Vamos continuar. É essa a nossa dinâmica para preservar esta tradição. Os Caretos de Podence são uma marca nacional reconhecida não só em Portugal, mas também no mundo”, explicou António Carneiro, presidente da Associação dos Caretos de Podence.
A Oficina do Careto pode servir para despertar o interesse dos mais novos para fazer máscaras e trajes e deverá passar a estar aberta aos visitantes. “É bom para Trás-os-Montes, que cada vez tem menos gente. São essas iniciativas e dinâmicas de um património que esteve quase perdido e que hoje é Património da Humanidade”, acrescentou o dirigente.
Podence ganhou fama e passou a estar na rota dos turistas. “Desde 2019 Podence é uma aldeia visitada todos dos dias. Talvez seja a aldeia mais visitada de Portugal. Fizemos a arte urbana, o que dá alguma atratividade à aldeia, porque em termos paisagísticos e de edifício urbano não tem. Estas figuras atraem muita gente”, deu conta António Carneiro.
Nesse dia foi apresentando o livro ‘Ser careto-Caminhada rumo à Unesco’ da autoria de António Carneiro. “Conta um bocadinho das memórias que eu ao longo destes 40 anos tenho, ligadas a esta tradição”, indicou o autor.
A localidade necessita agora de mais infraestruturas para receber os milhares de turistas que ali chegam no Carnaval. “Parque de estacionamento, casas de banho e um equipamento que possa ser uma mais-valia para o território porque Podence tem caretos, mas há outras aldeias que também têm estes rituais de inverno. Se pudermos fazer aqui um museu, que possa alargar às outras tradições, seria bom para o território de Trás-os-Montes”, explicou o responsável.
O presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, garantiu que o orçamento de 2025 já tem uma verba para balneários público. “Para o estacionamento poderemos equacionar a aquisição de terrenos, porque temos tido o aproveitamento de terrenos privados, mas como é uma utilização sazonal conseguimos solucionar, mas no Entrudo criam-se alguns constrangimentos e é preciso organizar para que todos po

Assinaturas MDB