Nordeste Transmontano

Onze raças autóctones são embaixadoras da região e apostam na promoção com emoção e afetividade

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2021-10-28 09:10

A Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA) está a apostar na divulgação do Nordeste Transmontano através da promoção de raças autóctones deste território, desde burros, ovelhas, cabras, cães, vacas e porcos.
O pressuposto parte da vontade de valorizar e divulgar as raças locais enquanto embaixadoras dos territórios rurais do Nordeste Transmontano, através da criação de uma rede de 11 produtores de raças autóctones que “tenham uma afetividade e emoção com os animais que se destaque”, referiu Miguel Nóvoa, da AEPGA, associação que é visitada por mais de 2500 visitantes por ano. “Esta ideia surgiu na AEPGA porque nós não vendemos nem leite, nem lã, nem cabritos, nem cordeiros, mas o burro passou a vender identidade, cultura, emoção, afetividade, valores fundamentais que devem estar associados às raças autóctones e é disso que se trata este projeto”, descreveu Miguel Nóvoa durante a apresentação do projeto TerRa, no passado dia 19 de março, no Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Pretende-se que esta mensagem seja passada pelas raças autóctones que aderirem à iniciativa.
Foi criado um site que pode ser utilizado pelos alunos para elaborar trabalhos escolares, “onde estão disponíveis boas fotografias e boas ilustrações”, acrescentou Miguel Nóvoa.

Assinaturas MDB