Mirandela

Orçamento de quase 46 milhões foi aprovado

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2022-12-22 09:56

O orçamento de 45 milhões e 700 mil euros foi aprovado com os votos favoráveis do PS, a abstenção do PSD e do CDS e ainda três votos contra de dois presidentes de junta e do deputado municipal da CDU. O IMI vai continuar no mínimo (0,3%) e a autarquia de Mirandela, e a autarquia vai manter em 2% a participação variável do IRS, ou seja, dos 5% que o Município pode reter, vai devolver 3% aos munícipes. É uma diminuição de perto de um milhão de euros face ao orçamento deste ano.
A presidente da câmara de Mirandela, Júlia Rodrigues, já tinha avançado que o orçamento de 2023 “está muito indexado aos investimentos em empreitadas que no âmbito dos fundos comunitários têm de estar concluídas até junho de 2023 que estão atualmente em execução e também dos pedidos de pagamento a fundos comunitários, pelo que existe aqui da parte da despesa um investimento assinalável”.
Uma das novidades para 2023 é “a aplicação de uma taxa de derrama de 0,5% a empresas com lucros tributáveis a partir dos 150 mil euros que analisaremos para investimento na capacitação das zonas industriais e para tal vamos criar um regulamento podendo isentar alguns CAE’s de empresas que sejam estratégicas para o concelho”, explicou.

Assinaturas MDB