Vila Flor

Pedro Lima tomou posse como presidente e promete "não ter medo de decidir"

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2021-10-14 12:27

Prometendo "não ter medo de decidir", Pedro Lima tomou posse como presidente da Câmara de Vila Flor, eleito nas listas do PSD, no passado domingo, pondo fim ao domínio PS que durou 28 anos.

Engenheiro aeroespacial mas dedicado à agricultura no concelho vilaflorense, Pedro Lima, de 48 anos, garantiu já três medidas para o início de mandato.
"A nossa ação vai centrar-se nas pessoas. As três ações principais prendem-se com o combate ao isolamento sénior, o envelhecimento ativo e a fixação de jovens. Destaquei essas por um motivo simples: vamos desenvolver parcerias com instituições e associações de Vila Flor, que nos vão proporcionar a criação de dinâmicas para a resolução desses problemas.

Posso dar, a título de exemplo, no envelhecimento ativo, vamos tentar dar forma e vida a quem já deu muito à sua terra. Tomará a forma de uma universidade sénior. Para combater o isolamento sénior haverá a criação de equipas multidisciplinares que vão percorrer o concelho e cuidar desse assunto, que não é específico de Vila Flor mas de todos os territórios de baixa densidade. Queremos estar na vanguarda da proteção da nossa população nesse aspeto.

Quanto à fixação de jovens, vamos fazê-lo tentando agitar as águas em Vila Flor para que a sociedade civil venha até nós, com o desenvolvimento de parcerias estratégicas para o desenvolvimento de estágios profissionalizantes para recém-licenciados, dando algum significado ao estudo e às licenciaturas adquiridas, e não o que era hábito fazer-se, “arranjar qualquer coisa”. Vai dar mais trabalho ao gabinete de apoio à presidência mas temos de olhar cada caso como um caso.

Por exemplo, para um estudante de Enologia, temos de cuidar dele e arranjar parceiros estratégicos que o acolham para um estágio que tenha significado e que realmente dê currículo e que lhe potencie a vida futura", explicou.

Por outro lado, quer uma Câmara "aberta" aos munícipes.

"Ou seja, [com] a presença de um membro do executivo, mensalmente, em todas as aldeias do concelho. Não é uma promessa, vai ser uma realidade", garantiu.

Também pretende ter "a porta do gabinete do presidente aberta pelo menos um dia por semana para que as pessoas possam, sem marcação prévia, partilhar qualquer preocupação que exista, qualquer problema, e que nos caberá a nós resolver".

Uma das grandes questões que pretende "mudar" prende-se com a capacidade de decisão. "Ficarmos petrificados é a pior coisa que pode acontecer. Quando ficamos petrificados, se calhar devido ao tempo longo no poder, deixamos de decidir, pelo menos de uma forma sistemática e que provoque reações da sociedade. Tornamo-nos mais complacentes. É uma evidência que se demora muito tempo a decidir na Câmara de Vila Flor e nós queremos virar essa página.

Não é decidir rapidamente mas decidir bem, não ficar no ‘nim’. Não ter medo de decidir", frisou.
Agora, vai ainda inteirar-se "das contas" do município.

"Não sabemos bem o que herdámos. A primeira coisa que temos de fazer é constatar qual a verdadeira situação e qual o nível de comprometimento orçamental que Vila Flor tem no futuro", disse.

O anterior presidente, Fernando Barros, e Quintino Gonçalves, tomaram posse como vereadores da oposição, enquanto Ana Ramos e Luís Policarpo são os vereadores do executivo PSD.

Assinaturas MDB