FUTEBOL

Portugal fecha participação no Torneio de Desenvolvimento com empate frente à Itália (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Ter, 2023-05-09 16:50

Portugal empatou a duas bolas com a Itália, esta terça-feira, no Estádio Municipal de Bragança, no cumprimento da terceira e última jornada do Torneio de Desenvolvimento da UEFA Sub-16.

A formação italiana até começou melhor, beneficiando de um golo de Christian Garofalo, aos 2’, na sequência de um livre lateral batido por Olivieri.

O golo sofrido não desanimou a formação portuguesa, que apostou na rapidez da sua linha ofensiva e conseguiu equilibrar as contas com o golo do empate, aos 14’, através do talentoso médio portista Manuel Miranda.

Motivados pela igualdade, os portugueses iriam adiantar-se no marcador, aos 21’, por Atanásio Cunha. O defesa do Sporting desviou para o segundo golo, após livre cobrado por Manuel Miranda.

Aos 41 minutos, Rodrigo Mora não conseguiu enganar o guardião Pessina, na marcação de uma grande penalidade, perdendo a oportunidade de aumentar a vantagem lusa antes do intervalo.

No segundo tempo, Portugal continuou a dominar as operações, mas sem a eficácia necessária para resolver a partida. Quem não marca, arrisca-se a sofrer e foi isso que aconteceu, com Andrea Orlandi a beneficiar de alguma permissividade, aos 80', para encerrar as contas com o empate a duas bolas.

No rescaldo do encontro, o selecionador nacional João Santos não perdeu a oportunidade de agradecer o empenho de jogadores e clubes. “Em primeiro lugar, quero destacar o desempenho global dos nossos jogadores. Em segundo lugar, deixo uma palavra de apreço e agradecimento aos clubes destes jogadores, que estão sempre disponíveis para colaborar com a Equipa Técnica Nacional”.

Quanto ao jogo, João Santos lamentou o resultado obtido. “O resultado acaba por ser injusto. Falhámos um penálti num momento importante, que poderia significar uma vantagem de dois golos ao intervalo. Mesmo assim, no segundo tempo, criámos várias oportunidades. Com um pouco mais de definição nos lances, o jogo poderia ter tido uma história diferente”.

João Santos salientou a relevância deste Torneio como uma preparação importante para o Campeonato da Europa Sub-17. “O mais importante para nós, enquanto instituição e como selecionador, é sentir que estes jogadores estão prontos para jogar neste nível. Acredito que temos a qualidade necessária para enfrentar qualquer equipa quando integrarmos o escalão de sub-17 e disputarmos a qualificação para o Campeonato da Europa”.

A hospitalidade brigantina não foi esquecida pelo selecionador nacional. “Fomos muito bem recebidos e é um prazer sair da Cidade do Futebol e visitar outros locais do país para promover a modalidade. Encontrámos boas condições de treino, alojamento e competição. Gostaria de voltar, o que é normal quando estamos num local onde nos sentimos muito acarinhados”.

A equipa das quinas despede-se da competição com uma derrota diante da Bélgica (1-2), vitória sobre a Suécia (3-0) e um empate ante os transalpinos (2-2).

A prova teve lugar entre os dias 4 e 9 de maio, nos estádios de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela, no distrito de Bragança, contando com a presença das seleções de Portugal, Itália, Bélgica e Suécia.

Agora, o distrito prepara-se para receber o Torneio de Desenvolvimento da UEFA Feminino Sub-16, entre os dias 11 e 16 de maio, com as equipas de Portugal, Noruega, Áustria e Suécia a participarem na competição.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB