Freixo de Espada à Cinta

Praia Fluvial da Congida abriu época balnear com novos espaços de lazer e desporto

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2022-07-21 10:58

O município de Freixo de Espada à Cinta abriu a época balnear na Praia Fluvial da Congida, com um conjunto de investimentos, que melhoram e dão uma nova vida a um dos espaços de lazer mais emblemáticos do Nordeste Transmontano.
Para além de um novo campo multijogos, que está já preparado para receber no próximo fim de semana, a terceira etapa do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia. Há outras componentes como a qualificada piscina flutuante ou as piscinas descobertas que fazem parte do complexo, equipamentos que foram alvos de uma profunda requalificação para melhor servir os visitantes e turistas que escolhem este espaço de lazer para as suas férias.
A praia da Congida, situada em pleno Parque Natural do Douro Internacional, passa, igualmente, a dispor de um conjunto de equipamentos para a prática de desportos náuticos promovidos por uma empresa particular.
Para o presidente da câmara de Freixo de Espada à Cinta, Nuno Ferreira, o concelho fica dotado de equipamentos para receber visitantes que se deslocam um pouco de todo o país, mas, também, da vizinha Espanha.
“Esta intervenção vem trazer à Congida três novos equipamentos ímpares. Em primeiro lugar, uma piscina flutuante situada em pleno rio Douro. Por outro lado, a renovada piscina ao ar livre foi totalmente remodelada que traz qualidade de vida aos visitantes. O campo multijogos foi outra das nossas apostas e que foi destinada à prática de voleibol de praia e futebol de praia”, explicou o autarca.
Para Nuno Ferreira, a praia fluvial da Congida era já uma referência, mas o grande objetivo é tornar este espaço de lazer num “marco internacional”.
“Pretendemos captar fundos europeus para trabalhar em parceria como é o caso da Sociedade Congida - La Barca que é responsável pelos passeios de barco neste troço do Douro Internacional”, frisou.
A atestar as qualidades de veraneio da praia fluvial da Congida está a presença do símbolo da Bandeira Azul.
Quem marcou presença na cerimónia de abertura da época balnear no concelho de Freixo de Espada à Cinta, foi a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, que disse que é necessário trabalhar na criação de políticas de captação e fixação de jovens e mão-de-obra qualificada no interior, aproveitando as potencialidades ligadas ao património, cultura, sustentabilidade, economia circular e social, e turismo, preservando a identidade única deste território.
Para a secretária de Estado, Freixo de Espada à Cinta é uma porta de entrada na Europa, e, portanto, é aqui, a “nossa linha de internacionalização”.
“Temos de aproveitar o mercado ibérico como porta de entrada, e este território é totalmente transfronteiriço e todos os produtos provenientes de Freixo de Espada à Cinta têm se ser potenciados com esta proximidade a Espanha”, vincou Isabel Ferreira.

Assinaturas MDB