FUTEBOL DISTRITAL

“Quero ser o guarda-redes menos batido do campeonato”

Publicado por Guilherme Moutinho em Sex, 2021-09-10 16:55

Na baliza do Rebordelo, com 25 anos, está um dos guarda-redes mais cotados do Campeonato Distrital AF Bragança. Bruno Rato avança para a sua segunda época consecutiva na formação liderada por Nuno Loureiro e garante ambição pelos lugares cimeiros da tabela. Em entrevista ao Mensageiro de Bragança, Bruno Rato reflete sobre a sua experiência e diferenças entre os campeonatos distritais de Bragança e Vila Real.

MdB - Conte-nos um pouco do seu percurso no futebol até ao momento?

BR- Comecei a dar os primeiros passos no futebol no Carrazedo - clube de uma vila perto da aldeia onde moro - seguiu-se depois um ano no GD Valpaços e depois 6 anos no Grupo Desportivo de Chaves. Na minha última época de juniores no GD Chaves tive alguns problemas com a estrutura do clube e vi-me obrigado a sair, na altura, para o Varzim SC, onde estive no meu último ano de juniores. Depois disso e já numa perspetiva de voltar aos estudos, voltei ao Valpaços no meu primeiro ano de sénior. No ano seguinte, representei o Rebordelo, voltei ao Valpaços e Rebordelo novamente, onde estou até hoje.

MdB – Renovaste recentemente pelo Rebordelo para a segunda época consecutiva. Como avalias a experiência no clube?

BR- A experiência é positiva. Sei que parece cliché o que digo, mas somos uma verdadeira família. Todo o jogador de futebol devia ter a experiência do que é jogar neste clube e muito se deve às pessoas que aqui estão. Conseguiram criar uma base de jogadores sólida que transita de ano para ano, sendo que a envolvência e espírito de amizade entre todos é notável. Acredito sempre que no futebol podemos ter bons jogadores, grandes treinadores com ideias novas e revolucionárias, mas se não tiver um núcleo duro, um balneário sólido e com espírito de entreajuda entre todos, podemos ganhar alguns jogos, mas certamente que não ganharemos tantas vezes como esperávamos. Todos os anos recebo propostas com valores mais avultados para sair, mas acabo sempre por ficar. Chegamos a uma fase das nossas vidas em que, principalmente, olhamos para o nosso bem-estar. Aqui sinto-me em casa com as pessoas que tenho e aliado a isso conseguimos sempre formar uma equipa que consegue combater com qualquer equipa deste campeonato.

MdB – Passaste do Campeonato Distrital AF Vila Real, onde representaste o Valpaços, para o Campeonato Distrital AF Bragança. Quais as principais diferenças entre estes campeonatos?

BR - As diferenças são tremendas, principalmente na estrutura e organização das associações envolvidas. Considero que Vila Real está alguns passos à frente da associação de Bragança. As associações têm o dever de promover e desenvolver o futebol distrital, o que, na minha opinião, não foi defendido pela AFB por não ter possibilitado a finalização do campeonato na época passada. Esse facto aliado à forma como a situação foi gerida é um dos casos práticos que revela algumas fragilidades na estrutura e forma como se trabalha.

No que toca ao campeonato e à sua competitividade, a diferença entre ambos é significativa. A começar no número de equipas, este ano em Vila Real contam com 18 equipas, onde já tem o calendário definido, e em Bragança deverá ter à volta de 10. Posto isto, há mais jogos, sendo que o espaço para os jogadores crescerem e se desenvolverem é maior.

O campeonato de Bragança é mais equilibrado, sendo que a equipa mais fraca consegue mais facilmente tirar pontos à equipa mais forte, não se notando tanto a diferença de poderio entre ambas, já em Vila Real essa diferença é mais notória.
Pegando num ponto mais concreto, é de notar que as equipas em Vila Real quando sobem de divisão conseguem mais facilmente manter-se nos campeonatos nacionais, ao invés das equipas de Bragança que estão constantemente num sobe e desce.

O Mirandela é o único clube do distrito que, atualmente, consegue manter a equipa nos nacionais durante vários anos seguidos. Todos os pontos que mencionei em cima são importantes para o que agora referi, mas também é de destacar que os clubes em Vila Real têm melhores estruturas e estão mais bem organizados que os clubes brigantinos. Bragança tem muito por onde crescer, mas cabe à associação e aos clubes associados fazerem com que essas mudanças sejam feitas.

MdB - Como defines a competitividade do Campeonato Distrital AF Bragança?

BR – No Campeonato Distrital AF Bragança é de salientar a quantidade de estrangeiros existentes. A vinda desses estrangeiros tem trazido mais qualidade ao nosso campeonato, tornando-o mais competitivo e atraente para quem vê e acompanha. Ao longo destes últimos anos o crescimento tem sido notório.

Um dos motivos para a presença de estrangeiros prende-se com a formação dos clubes no distrito que em muito tem influência. Existem muito poucas equipas de formação e os campeonatos não são competitivos, o que motiva a que não exista depois jogadores para alimentar os clubes seniores. A formação em Bragança é um dos pontos fulcrais onde tem de se investir mais e desenvolver para o crescimento do futebol no distrito.

MdB – Existe talento nos campeonatos distritais portugueses?

BR – Existe muito talento nos campeonatos distritais. Quando estava no Varzim acompanhava algumas vezes o campeonato distrital do Porto e a quantidade de jogadores com qualidade para dar o salto era tremenda. Em Bragança e Vila Real, que são, agora, as associações que mais acompanho, posso dizer que há jogadores com qualidade para dar o salto para outros patamares. Falo tanto de estrangeiros como de portugueses. Por vezes é tudo uma questão de oportunidade que ainda não chegou ou então a vida pessoal não nos permite dar o salto que queríamos e temos de saber definir objetivos. Recentemente, noto que os clubes que estão nos campeonatos nacionais têm-se mostrado mais atentos aos campeonatos distritais.

MdB – A próxima temporada do Campeonato Distrital gera alguma expetativa. Qual a sua análise e previsões para a próxima época?

BR – Penso que será uma época muito boa e será uma boa luta pelo título. As equipas tem-se reforçado bem, com muita qualidade a vir de fora e certamente a luta será acesa até ao fim, mas tenho de colocar o Bragança na “pole position” para o título distrital.

MdB – O Rebordelo é candidato à subida?

BR – O Rebordelo, equipa competitiva como sempre foi e será, é candidata a ganhar os 3 pontos em todos os jogos. Jogo a jogo, passo a passo e no fim fazem-se as contas.

 

Foto: Guilherme Moutinho

Notícia completa para assinantes
JÁ É ASSINANTE?https://www.mdb.pt/user/register

 

Assinaturas MDB