Nordeste Transmontano

Rádios transmontanas boicotam ações de campanha das europeias

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2019-05-09 14:50

As seis rádios locais, dos distritos de Bragança e Vila Real, que integram a CIR (Cadeia de Informação Regional) decidiram avançar com um boicote à cobertura de todas as ações de campanha, no âmbito das eleições europeias, que se realizam no dia 26 de maio.

Esta tomada de posição prende-se com uma série de entraves que têm vindo a ser colocados às rádios locais, com decisões que podem levar, no limite, “ao fechar de portas de várias estações emissoras”, explica o porta-voz da CIR.

Fernando Sérgio afirma que “o Estado discrimina as rádios locais”, apontando como exemplo a não atribuição de tempos de antena nestas eleições europeias, já que “só nas autárquicas e nos referendos é que as rádios locais emitem" estes espaços que são pagos. “Em todas as outras eleições somos excluídas pelo Estado”, adianta.
Os administradores destas rádios locais garantem que os problemas que afetam o setor são há muito conhecidos pela classe política, mas a situação das rádios de proximidade está numa fase crítica e decisiva. “Estamos a atravessar um ponto de não retorno, o que poderá significar o fim destas empresas de comunicação social a muito curto prazo”, afirma Fernando Sérgio, da Terra Quente FM, de Mirandela, que a par da rádio Ansiães (Carrazeda de Ansiães), Brigantia (Bragança), Onda Livre (Macedo de Cavaleiros), no distrito de Bragança e ainda a Rádio Universidade (Vila Real) e a Rádio Montalegre (Montalegre), no distrito de Vila real, integram a CIR um projeto que começou há 20 anos.

(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)

Assinaturas MDB