FUTEBOL DISTRITAL

Reviravolta do Rebordelo em Vimioso vale comando isolado no Campeonato Distrital

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2022-02-07 15:03

A formação da ADC Rebordelo não tropeça em Vimioso está de regresso à liderança do Campeonato Distrital AF Bragança, após bater a equipa aurinegra, por 1-3, e aproveitando o empate do Bragança em Sendim (1-1), nas partidas que marcam a jornada 14 da Divisão de Honra brigantina.

No Estádio Municipal de Vimioso, a equipa da casa entrou melhor na partida e, aos 11 minutos, João Rodrigues desbloqueou o resultado. Uma jogada de envolvência que surpreendeu a defensiva visitante, com o brasileiro João Rodrigues, na recarga, a aproveitar o bom trabalho do companheiro de equipa Diogo Santos.

O golo abalou a turma de Nuno Loureiro que apesar de dominadora, não teve tantas ocasiões de golo como esperado, sendo que a melhor oportunidade surge na cobrança de um livre direto, aos 30’, por Ednan Muniz. O influente jogador brasileiro atirou ao poste, na sequência da jogada Cícero cabeceou por cima da baliza de Hugo Abreu.

Na segunda parte, o conjunto de Rebordelo cresceu e o reforço Fomo Júnior fez o primeiro aviso, aos 50’, com um remate ao poste da baliza vimiosense. Mais uma ocasião soberana desperdiçada, aos 54’, por Vinicius, uma das caras novas no plantel, a obrigar Hugo Abreu a defesa apertada.

O Vimioso foi obrigado a recuar perante um adversário mais agressivo e que, em virtude das de algum desgaste físico, não conseguia segurar a linha opositora, a exemplo do que sucedera no primeiro tempo.

O prémio pela perseverança do Rebordelo foi o golo do empate, aos 63’, por Fomo Júnior, que aproveitou um cruzamento de Governor para nas alturas bater Hugo Abreu.

Aos 76’, o defesa Governor fez o papel de avançado. Remate seco do nigeriano, na grande área, a responder da melhor maneira a um passe de bandeja de Vinicius.  

O golo que consumou a reviravolta do conjunto visitante surgiu, aos 89’, por Felipe Melo. O reforço brasileiro aproveitou um desvio de Gabriel Santana para com um remate acrobático fechar as contas em Vimioso.

No final do encontro, Fanã, treinador-adjunto da equipa de Vimioso, quando confrontado com a ausência do técnico Eurico Martins foi perentório. “A ausência do Eurico Martins não merece comentários, somos uma equipa técnica formada por quatro elementos. Foi uma situação pontual, ele não pôde estar presente, estivemos nós”, acrescentando que “o meu trabalho como treinador-adjunto é ajudar o Eurico nesta tarefa e quem sabe se no futuro não abraçarei esta profissão.”

Quanto ao jogo, Fanã reconheceu que após o intervalo, as dificuldades acentuaram-se. “Dizemos uma primeira parte bem conseguida. Tínhamos o jogo bem preparado, com a equipa do Rebordelo bem estudada, e na segunda parte tiveram que procurar o resultado. O Rebordelo tem uma palavra a dizer e é normal que a pressão fosse mais alta. Face aos condicionalismos da nossa equipa, o tempo de treino dos novos jogadores e um plantel curto, não conseguimos suster a pressão deles. O resultado acaba por ser justo, mas desnivelada em números.”

No rescaldo do triunfo, Nuno Loureiro, técnico da ADC Rebordelo, assinalou a justeza do resultado. “Foi um jogo muito complicado. A equipa do Vimioso complicou muito o nosso trabalho, principalmente na primeira parte, tentámos entrar fortes, mas o golo do Vimioso perturbou a nossa equipa. Tivemos oportunidades mais que suficientes, na primeira parte, para contornar o resultado, mas há que dar mérito ao adversário. Na segunda parte só tínhamos que dar a vida para modificar as coisas, começámos a dar mais profundidade no jogo exterior e isso notou-se, aliado à quebra física do Vimioso. É um resultado justo no contexto do jogo, tivemos muitas dificuldades para fazer a equipa, pois tivemos muitas baixas. Fomos com os que estavam aptos, incluindo um miúdo de 17 anos (Matheus Sena), e a resposta foi cabal.”

A análise de Nuno Loureiro aos reforços foi pragmática. “Tudo tem um processo de aprendizagem, quanto temos uma ideia de jogo é necessário tempo para assimilar as ideias de jogo. Na primeira volta tínhamos o Ronaldo, agora não o temos, e tivemos que arranjar estratégias para reforçar o plantel. O que interessa é fazer golos e a vitória”.

Quando questionado sobre a liderança no Campeonato Distrital, Nuno Loureiro sacudiu a pressão. “Não estamos pressionados a nada, desfrutamos o momento e isso é que é importante.”

A equipa de Nuno Loureiro prolonga a série de vitórias consecutivas para 12 e lidera a prova com 39 pontos, mais um do que o GD Bragança. Os canarinhos e rebordelenses defrontam-se no domingo (13), a partir das 15h00, em jogo da 15.ª jornada do campeonato.

 

Empate em Sendim custa liderança

O Grupo Desportivo de Bragança não conseguiu segurar o primeiro lugar no Campeonato Distrital AF Bragança, após empate (1-1) em casa do Grupo Desportivo de Sendim. A perda de pontos resultou na queda dos brigantinos para o segundo lugar, ultrapassados pela ADC Rebordelo que confirmou o favoritismo em Vimioso com um triunfo por 1-3.

Num jogo muito disputado no Campo Valentim Guerra foi a equipa sendinense a marcar primeiro por intermédio de Lorenzo Silva, aos 55’, com um remate indefensável a não dar hipóteses a André Reis. O empate surge ao minuto 67 através do avançado Mantorras.

Nota curiosa para a incapacidade do GD Bragança em conseguir vencer a formação do GD Sendim, nesta edição do Campeonato Distrital, na partida da 1.ª volta, relativa à 3.ª jornada, os canarinhos terminaram o encontro, em casa, com o mesmo resultado (1-1).

Com este resultado, o GD Bragança soma 38 pontos em 14 jornadas disputadas e recebe na ronda seguinte o atual comandante do Campeonato Distrital AF Bragança, a ADC Rebordelo.

A partida entre os mais sérios candidatos ao título de campeão distrital está agendada para o dia 13 de fevereiro, domingo, às 15h00.

 

Foto: Guilherme Moutinho

 

 

Ficha

Águia FC Vimioso                                         1

ADC Rebordelo                                           3

Estádio Municipal Vimioso

Árbitro: Lilia Martins

Águia Fc Vimioso: Hugo Abreu; Cudo Ufongue, Diogo Santos, Artur Rodrigues, Mulai, João Pereira, Maikon, Branquinho, Arnaldo (Geovanni 65’), Luisinho e João Rodrigues.

Treinador: Fernando Ribeiro “Fanã”.

 

ADC Rebordelo: Eurico; Vitó, Governor, Maki (Felipe Melo 80’), Toni, Pedrinho, Clemente, Ednan Muniz, Fomo Júnior (Gabriel Santana 80’), Cícero (Matheus Sena 65’) e Mastelini (Vinicius 16’)  

Treinador: Nuno Loureiro.

Golos: João Rodrigues (11’); Fomo Júnior (63’), Michael Governor (76’) e Felipe Rego (89’).

Assinaturas MDB