Diocese de Bragança-Miranda

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude em peregrinação por toda a Diocese

Publicado por . em Qui, 2022-09-01 09:56

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) permanecem na Diocese de Bragança-Miranda até ao próximo dia 4 de setembro, visitando instituições, igrejas e Unidades Pastorais.

Entre 15 e 31 de agosto, a cruz e o ícone de Nossa Senhora percorreram os concelhos de Vila Flor, Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Carrazeda de Ansiães, Mirandela e Vinhais.

D. Américo Aguiar, Presidente da Fundação JMJ, presidiu às celebrações no Santuário diocesano da Senhora da Assunção (15 agosto), à Festa da Senhora dos Montes Ermos (21 de agosto) onde também esteve presente D. Manuel Quintas (bispo da Diocese do Algarve, natural de Mazouco), e à Festa da Senhora das Graças (22 de agosto) que contou com a presença de D. António Montes Moreira, bispo emérito da nossa Diocese.

Em Macedo de Cavaleiros, os símbolos visitaram as comunidades da Unidade Pastoral da Divina Misericórdia, num veículo aberto (espécie de “papa-móvel”) bem ao estilo de S. João Paulo II. Foi o acolhimento mais vivo e mais participado em toda a Diocese.

Recorde-se que é nesta Unidade Pastoral que se encontra o Pe. Eduardo Novo, antigo diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, sacerdote mariano com experiência acumulada em várias Jornadas Mundiais da Juventude.

Já no domingo (28 de agosto), a eucaristia de Santa Águeda, padroeira da Unidade Pastoral de Ansiães, contou com a presença da cruz e do ícone, e foi transmitida para todo o país pela antena da Rádio Renascença.

Foram recebidos na aldeia de Pereira, domingo à noite, e rumaram à cidade de Mirandela.

Chegaram ontem, 31 de agosto, à Unidade Pastoral Senhora da Encarnação, em Vinhais. No sábado, 3 de setembro, os jovens vão carregar os símbolos, a pé, entre o cruzamento da Serra da Nogueira e o Santuário diocesano da Senhora da Serra. A celebração eucarística está marcada para as 11h00.

Assinaturas MDB