Nordeste Transmontano

Sobrinho Teixeira confirmado como cabeça de lista por Bragança e Jorge Gomes baixa de segundo para terceiro após reunião da Comissão Política Distrital

Publicado por António G. Rodrigues em Dom, 2021-12-12 22:39

A reunião deste domingo da Comissão Política Distrital do Partido Socialista aprovou a lista de deputados a apresentar pelo distrito de Bragança nas próximas Legislativas de 30 de janeiro, depois de Jorge Gomes ter aceitado baixar de segundo para o terceiro lugar, face à proposta de lista que tinha sido aprovada sexta-feira em reunião do Secretariado da Federação Distrital.

Desta forma, Berta Nunes subiu ao segundo lugar, pois, tal como o Mensageiro adiantou em primeira mão, Sobrinho Teixeira será o cabeça de lista escolhido pelo líder do partido, António Costa.

Depois de várias intervenções críticas ao atual líder distrital dos socialistas, como a de Mota Andrade, Bruno Veloso ou Berta Nunes, Jorge Gomes aceitou recuar um lugar na lista, que tem em número quatro Catarina Pinto (de Macedo de Cavaleiros).

Tito Resende, que nas últimas autárquicas se incompatibilizou com Júlia Rodrigues devido à lista daquele concelho nas autárquicas, é o quinto, indicado pela JS (à qual preside).

Ana Luísa Peleira, vice-presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta (o concelho com menos eleitores do distrito), fecha a lista no sexto lugar.

"Quero ser parte da solução e não do problema. Para mim, o lugar na lista é indiferente", comentou Jorge Gomes, em declarações ao Mensageiro.

Tendo em conta que o Círculo de Bragança elege apenas três deputados, os três primeiros elementos são efetivos enquanto os três seguintes são suplentes.

O PS apenas por uma vez ganhou as eleições no distrito de Bragança, em 2005, com José Sócrates, numa altura em que ainda eram eleitos quatro deputados.

Desde 2009 que o número baixou para três e, desde então, o PS tem elegido apenas um.

Nas duas últimas eleições, o cabeça de lista foi o próprio Jorge Gomes, que agora se vê afastado dos lugares cimeiros pelo próprio líder do partido, António Costa, que indicou o antigo presidente do Instituto Politécnico de Bragança e atual Secretário de Estado da Ciência e Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, para cabeça de lista.

Para além disso, de Lisboa chegou, também, a indicação para Berta Nunes, antiga presidente da Câmara de Alfândega da Fé e atual Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, ocupar o segundo lugar.

A ideia foi alvo de grande discussão na passada sexta-feira, em reunião do secretariado, que decidiu propor Jorge Gomes em segundo lugar e Berta Nunes em terceiro.

Assinaturas MDB