MODALIDADES

Tiago Barbosa eleito melhor do mundo em watersports pela terceira vez consecutiva

Publicado por Guilherme Moutinho em Qua, 2022-07-06 20:11

Tiago Barbosa, investigador e docente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), foi nomeado, pelo terceiro ano consecutivo, com o título de melhor do mundo em Watersports, distinção concedida pela Expertcase, organização que identifica e qualifica conteúdos médicos especializados por tópicos específicos.

Para o docente do IPB esta distinção não deve ser individualizada, mas sim o resultado de um trabalho de equipa. “É um reconhecimento, ainda que modesto, do trabalho de um pequeno grupo que se centra nesta área de investigação no Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Hoje em dia não é possível fazer investigação com o mínimo de qualidade sozinho. A investigação é uma atividade colaborativa com os nossos pares aqui no IPB, mas também a nível nacional e internacional. Logo, os créditos mais do que merecidos, vão para todos eles. Eu talvez seja apenas o rosto mais visível deste grupo de docentes e investigadores.”

O trabalho realizado por Tiago Barbosa em conjunto com a sua equipa é explicado na primeira pessoa. “O nosso principal interesse consiste na determinação e modelação do rendimento nas modalidades desportivas individuais, cíclicas e fechadas. Por exemplo, Atletismo, Ciclismo, Canoagem, Remo, Natação, etc. O objetivo é em primeiro lugar identificar os fatores que determinam e condicionam o rendimento desportivo. Depois, criar modelos preditivos do rendimento dos atletas com base nesses fatores determinísticos. Isso pode ajudar, por exemplo, um atleta a definir uma estratégia de prova que tome em conta os seus pontos fortes e fracos, com vista à maximização do rendimento; ou a delinear o processo de treino para melhorar os fatores determinísticos mais preponderantes ou com maior margem de progressão. Em grande medida os nossos projetos de investigação gravitam em volta desta temática. Segundo o meu entendimento, o ranking toma em conta a quantidade e qualidade da investigação produzida. Aparentemente, segundo o ranking em causa, seremos nos últimos três anos o grupo de investigação que de forma mais consistente tem publicado trabalhos com impacto na área dos desportos aquáticos a nível internacional,” esclareceu o investigador.

Para Tiago Barbosa, o tema requer constante investigação, mas acrescenta que a vertente prática é fundamental. “O futuro passa por continuar a realizar investigação e a conhecer melhor o que determina o rendimento nestes desportos. Mas o grande desafio, que se iniciou há algum tempo, foi o da valorização e transferência deste conhecimento para parceiros e para o sistema desportivo. Isto é algo a que me tenho dedicado mais insistentemente nos últimos tempos. Ou seja, disponibilizar aos utilizadores finais, aos agentes desportivos (atletas, treinadores, árbitros, etc.) de processos, serviços e tecnologias inovadoras para a sua prática”.

Aos 47 anos, Tiago Barbosa, natural da cidade do Porto, adotou Bragança como a sua casa desde 1998, apesar da passagem por Singapura, entre 2012 a 2020. “Vivi e trabalhei numa megacidade a nível mundial, numa grande cidade à escala portuguesa e num território de baixa densidade. Sinto-me bem nos três locais, mas a certa altura decidi voltar para Trás-os-Montes. O meu entendimento é este ser mais um exemplo, para lá de outros no IPB e em Bragança, que hoje em dia haja apoio, discriminação positiva, políticas que estimulem a retenção ou retorno das pessoas e no interior se podem concretizar atividades académicas, desportivas, culturais, sociais, económicas, entre outras, de que todos que estamos aqui possamos ter orgulho e com impacto para o nosso território. Em 2022 chega-se com a rapidez de um clique a qualquer parte do mundo. De manhã cedo pode-se estar a “trabalhar” com colaboradores da Ásia e à tarde da América,” concluiu.

Tiago Barbosa assume ainda funções na Direção da Federação Portuguesa de Natação, como elemento da Comissão de Ciência e Desenvolvimento do Comité Olímpico de Portugal, da Comissão de Educação e Competições da Liga Europeia de Natação [nota: equivalente à UEFA no Futebol] e da Subcomissão de Reforma das Competições e do Desenvolvimento da Federação Internacional de Natação Amadora [nota: equivalente à FIFA no Futebol].

 

 

 

 

Assinaturas MDB