MODALIDADES

Torneio Internacional Cidade de Bragança excedeu as expectativas

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2022-05-15 19:42

As Piscinas Municipais de Bragança receberam, este domingo (15), o Torneio Internacional Cidade de Bragança. A prova de natação promovida pela Associação Regional de Natação do Nordeste contou com a presença de 151 nadadores inscritos, em representação dos oito clubes participantes (Associação Desportiva de Fafe, CLIP Teams Associação Desportiva, CMN Peso da Régua, EN Bragança, Futebol Clube de Vinhais, Ginásio Clube de Vila Real, Leixões Sport Clube e os espanhóis da S.D. La Venatoria).  

Para Pedro Viana, diretor técnico da Associação Regional de Natação do Nordeste, estes números causaram surpresa tendo em conta o interregno forçado devido à pandemia. “Este evento surpreendeu-nos quanto ao elevado número de atletas participantes nesta retoma desportiva. Não estávamos a contar com esta adesão, em que contámos com 151 nadadores inscritos, num total de 8 clubes participantes, entre os quais um clube espanhol que internacionaliza o torneio. Foi espetacular, conseguimos encher a bancada cheia com público português e espanhol durante todo o dia do evento.”

O bom desempenho dos atletas nas oito pistas das Piscinas Municipais de Bragança permite ainda a qualificação para os campeonatos nacionais, conforme explicou Pedro Viana. “Este evento internacional contabiliza uma classificação final individual, além disso, é uma prova oficial da Federação Portuguesa de Natação permitindo a obtenção de tempos de acesso aos campeonatos nacionais. Esse é o grande objetivo da maioria dos atletas aqui presentes, além de vencer o próprio torneio”.

O diretor técnico da Associação Regional de Natação do Nordeste assinalou ainda o retorno obtido junto dos nadadores participantes. “O ‘feedback’ dos atletas presentes é muito positivo, as instalações para a prática da modalidade são excelentes e o apoio logístico do Município de Bragança foi fundamental. Este torneio é para continuar e toda a organização está de parabéns pelo trabalho realizado. Quem participou, certamente, quererá voltar”, afirmou Pedro Viana.      

Em termos coletivos, o CMN Peso da Régua garantiu a melhor classificação coletiva no Torneio Internacional Cidade de Bragança com um total de 273 pontos e 87 medalhas.

Nas classificações individuais masculinas, o destaque vai para Hugo Fonseca (Absolutos, Seniores e Juniores do CMN Peso da Régua), António Costa (Juvenis da AD Fafe) Tiago Fernandes (Infantis do GCVR).

Nos femininos brilharam Andreia Monteiro (Absolutos, Seniores e Juniores do CMN Peso da Régua) e Maria Braz (Infantis do GCVR).

Esta iniciativa é uma organização da responsabilidade da Associação Regional de Natação do Nordeste com o apoio do Município de Bragança.

Foto: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB