Ensino Superior

"Voltámos a bater um recorde de candidaturas ao ensino superior

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2021-09-16 09:24

Com o novo ano letivo à porta, o Mensageiro de Bragança foi ouvir o Secretário de Estado do Ensino  Superior, João Sobrinho Teixeira, sobre as novidades para o setor, sobretudo o aumento de vagas, cem delas no Instituto Politécnico de Bragança, para acomodar a grande procura que tem havido este ano de candidatos, que tem batido recordes.

Uma situação que deixa o responsável do setor satisfeito. "Tem de ser uma satisfação para todos os portugueses a procura por qualificação. Penso que é de facto algo que deixa o país muito mais preparado para o futuro.

Estamos a atingir marcos e metas extraordinários nesse ponto.

Pela primeira vez, atingimos no ano transato mais de 50 por cento dos nossos jovens com 20 anos no ensino superior e o objetivo é chegar, antes do final da década, aos 60 por cento desses jovens. Mesmo entre a população jovem adulta, que está entre os 30 a 34 anos, conseguimos chegar já à marca dos 45,4 por cento, quando havia um compromisso com a União Europeia de se conseguir chegar aos 40 por cento. Portanto, essa meta foi ultrapassada e isso representa um esforço grande das instituições de ensino superior.

Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa

 

Assinaturas MDB