Diocese

Bispo pediu “paz desarmante” no primeiro dia do ano

Publicado por . em Qui, 01/08/2026 - 09:57

Inspirado pela Mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz (01 de janeiro), o bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, sublinhou que todos “somos chamados a ser uma presença desarmante e reconciliadora sempre que surge o conflito”.
Na homilia da primeira eucaristia do ano, no dia 01, D. Nuno Almeida lembrou que “o Santo Padre é cirúrgico ao apontar que o desarmamento material deve ser precedido pelo desarmamento moral e do coração. Enquanto houver “armas” nos nossos pensamentos, nos nossos sentimentos, nos nossos discursos, nas nossas posturas ideológicas polarizadas, as armas continuarão a encontrar mãos dispostas a dispará-los. A paz desarmada exige a coragem de romper com a dialética do inimigo, vendo no outro — mesmo naquele que errou — não uma ameaça a ser eliminada, mas um irmão e uma irmã a ser resgatado e reintegrado”. Disse ainda o prelado que “a bondade, a verdade e a beleza possuem uma autoridade intrínseca capaz de “desarmar” a agressividade alheia”. “Não se trata de rendição perante o mal e perante a violência, nem de passividade ou covardia; é uma atitude ativa e corajosa que retira do agressor a justificativa para a continuidade da violência. Uma paz desarmante é aquela que constrange o mal pela superabundância do bem”.
O prelado sublinhou ainda que “a paz desarmada começa quando nos dispomos sempre a recomeçar a amar. A paz desarmante acontece quando o nosso perdão é maior que a ofensa recebida”.
A terminar, recordou a letra de uma canção que o próprio escreveu há alguns anos:
“Por trás de uma arma apontada / há mão a pedir auxílio /por trás de uma língua afiada / está um coração ferido / por trás de alguém que ameaça / existe uma mente em caos./ Por trás de uma voz que grita /há quem vive na solidão / por trás de quem calunia / está alguém que sofreu humilhação / por trás de quem diz sempre mal / existe alguém para ser elogiado./ Por trás de um destruidor / há quem deva ser educado / por trás de um egoísta / está alguém que deve ser amado / por trás de quem é injusto / existe quem tem de aprender a dar.”

Assinaturas MDB