Igreja

D. José Cordeiro reage "com grande alegria" à nomeação de D. José Ornelas bispo de Leiria-Fátima

Publicado por AGR em Sex, 2022-01-28 12:40

D. José Cordeiro, administrador da diocese de Bragança-Miranda e arcebispo nomeado de Braga, reagiu hoje "com alegria" à nomeação de D. José Ornelas como bispo de Leiria-Fátima.

"É com grande alegria que recebo a notícia da nomeação que o Papa Francisco fez ao D. José Ornelas para Bispo de Leiria-Fátima.

Saúdo igualmente o Cardeal D. António Marto, agradecendo a Deus o seu fecundo ministério pastoral na Igreja.
Num momento de particular tensão internacional, em que o mundo se vê ameaçado pela eclosão de uma guerra entre a Rússia e países do Ocidente, na fronteira ucraniana, a nomeação de D. José orienta os nossos olhares e preces para a Senhora de Fátima, presente no Altar do Mundo. A Senhora Mãe interceda, junto do Coração de Cristo, pela paz, a fraternidade universal e a amizade social", escreveu D. José Cordeiro, numa mensagem publicada nas redes sociais.

O Papa Francisco nomeou hoje D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), como bispo de Leiria-Fátima, sucedendo no cargo ao cardeal D. António Marto, que apresentou a sua renúncia.

O novo responsável, de 68 anos, estava à frente da Diocese de Setúbal desde 2015, ano em que foi ordenado bispo, depois de ter sido responsável mundial pela Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).

A tomada de posse, na Catedral de Leiria, está marcada para 13 de março.

“Quero saudar D. António Marto, com quem fui aprendendo a fazer caminho de amizade e de serviço na Igreja, que muito estimo. Aprendemos a ser amigos, à sombra do Evangelho, e isso é sempre uma boa razão de viver na Igreja”, referiu D. José Ornelas, em declarações à Agência ECCLESIA.

Assinaturas MDB