Nordeste Transmontano

Freguesias denunciam dificuldades no pagamento do apoio às garrafas de gás

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2022-10-27 11:09

O representante da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) no distrito de Bragança denuncia que haverá dificuldades para fazerem o pagamento do apoio de dez euros à compra de garrafas de gás. A manutenção deste apoio, através do Fundo Ambiental, foi anunciado pelo Governo no passado dia 19, indicando que seria a ANAFRE a intermediária mas Telmo Afonso diz que ninguém falou com a associação.

“É só propaganda. Foi toda a gente apanhada de surpresa, quando a notícia saiu no dia 19. “O anúncio foi para as freguesias sócias da ANAFRE.

Mas como é que as pessoas das outras freguesias vão usufruir deste apoio? O problema é que isto terá implicações no orçamento das juntas. Imagine-se que aqui apoiamos dez mil garrafas. São 20 mil euros”, alerta.

Esta comparticipação é atribuída apenas a beneficiários de prestações sociais, tendo que apresentar como documentos obrigatórios um comprovativo de uma prestação social mínima (complemento solidário para idosos; rendimento social de inserção; pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez; complemento da prestação social para a inclusão; pensão social de velhice ou subsídio social de desemprego), assim como uma fotocópia do cartão de cidadão.

Telmo Afonso explica que a ANAFRE está a rever o protocolo com o Fundo Ambiental “para não ficar ninguém excluído”. “Inicialmente, estava previsto que o apoio tivesse de ser adiantado pelas freguesias, o que implicava que as freguesias tivessem de ter liquidez.

Agora, o que a ANAFRE vai propor é que as freguesias fiquem com os dados dos beneficiários e só depois fazem o pagamento, após receber do Fundo Ambiental”, precisou.
No distrito de Bragança, 60 por cento das freguesias não são sócias da ANAFRE. “Este problema tem de ser resolvido em breve”, avisa.

Assinaturas MDB