Bragança

Idosos em dificuldades por autocarro parar longe da aldeia de Vilarinho

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2022-10-27 11:11

Há habitantes da aldeia de Vilarinho que sentem dificuldades sempre que têm de viajar de autocarro até à cidade de Bragança pois a paragem está situada na EN 308-3, a mais de um quilómetro da localidade da freguesia de Espinhosela.

Luís Fernandes, um GNR reformado, com 80 anos, é a voz da contestação.

“O autocarro que faz a carreira diária passa em 11 aldeias, entre Bragança e Dine. Em todas para nas localidades, incluindo Cova de Lua, Soutelo ou Maçãs [que também ficam afastadas da EN308-3]. Só a esta é que não vai”, queixa-se.

Luís Fernandes diz que a situação ainda é pior “no inverno”.

“No meu caso, já tenho 80 anos, quando venho com compras é complicado, até porque da paragem à aldeia é sempre a subir. Sou diabético, sofro da próstata, da asma, do coração e custa-me muito a chegar a casa”, explica.

Este habitante de Vilarinho sublinha que também há estudantes na aldeia que têm de fazer quase dois quilómetros “a subir, à chuva e ao frio, até chegar a casa”.

“Não exigimos mais o que os outros, apenas o que também têm as outras aldeias. A carreira é do povo”, frisa.

O facto de a população da aldeia já ser envelhecida faz com que os mais velhos evitem usar as suas viaturas particulares, como é o seu caso. “Tenho um carrito mas os filhos já não querem que conduza. Mas tenho de ir à cidade às compras, ao médico, à farmácia. Coo é que faço?”, questiona.

Ao Mensageiro, o presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, explicou, por escrito, que não é possível alterar o circuito por se viver, atualmente, uma situação de transição.

“Importa referir que se trata de uma linha concessionada e não é possível alterar o circuito, tendo em conta a situação de transição no domínio da delegação de competências para a Administração Local. Acresce, ainda, a grande dificuldade de um autocarro poder fazer a manobra de inversão de marcha, dentro da aldeia”, explicou.

Assinaturas MDB