Bragança

IPB acolheu primeiro seminário de engenharia do Nordeste Transmontano

Publicado por . em Qui, 2023-05-18 12:27

Decorreu no passado dia 13 de maio no Auditório Alcínio Miguel na Escola Superior de Tecnologia e de Gestão do IPB, o 1º Seminário de Engenharia no Nordeste Transmontano – “Engenharia e Climatização”, organizado pelo Colégio de Engenharia Mecânica – Norte, em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança e apoio EFRIAC-Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar Condicionado.

Marcaram presença o diretor da ESTIG, Nuno Ribeiro, Luís Correia do Colégio de Engenharia Mecânica – Norte, IPB e EFRIAC, Luís Neto, Presidente da EFRIARC e Bento Aires, Presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, para além de Hugo Barbosa, Coordenador do Colégio de Engenharia Mecânica – Norte.

Ao todo, foram oito palestrantes que “compartilharam conhecimentos com abordagens técnicas, jurídicas e gerenciais”, descreveu a organização, que fez um “balanço positivo”.

No decorrer da manhã, as temáticas tratadas passaram pelo Conceito Passive House, com a arquiteta Rita Pereira, Estratégias de difusão, com o engenheiro Ricardo Pereira, da Koolair, e o Controlo de fumos, com a engenheira Cristina Bernardo, da SODECA.

Na segunda parte do seminário, foi a vez de Ilda Rocha, engenheira da SUCH, abordar a temática Conceção e estratégias para hospitais eficientes e sustentáveis, Manuel Gameiro, da Universidade de Coimbra, com o tema Ventilação e Qualidade do Ar, Helena Martins, engenheira da Arfit, com a palestra O futuro da F-Gás. O engenheiro Bruno Miguel, representante da ADENE, abordou os aspetos legais para os requisitos de edifícios e sistemas de climatização. Por fim, os sistemas SACE foi apresentado pelo engenheiro Luís Matos, da Priac.

Para além dos palestrantes, empresas parceiras do evento estavam presentes com a exposição dos seus produtos, criando um ambiente de network onde foi possível trocar ideias e conhecer o que há de novo no mercado. As empresas parceiras formam: Arfit, Koolair, Sodeca Portugal, Priac, Eurofred e Boch.

Ao todo, estiveram presentes mais de 60 participantes atuadores nas várias áreas da Engenharia e Climatização. Engenheiros, empresas, docentes e alunos permitiram um ambiente rico em conhecimento diversificado, interações e convívio com as várias personalidades.

Para encerrar e interagir com os participantes, houve o sorteio de duas malas para transporte de ferramentas oferecidas pelo parceiro EUROFRED.

Assinaturas MDB