Bragança

Lídia Praça apresentou o novo livro “São Flores de Amor, Os Cravos de Abril”

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2023-06-01 10:06

“São Flores de Amor, Os Cravos de Abril” é o mais recente livro de Lídia Praça, que a escritora apresentou em Bragança, e descreve como “o primeiro romance histórico” sobre esta data marcante para Portugal pois ditou o fim a ditadura. “Já muito se escreveu sobre o 25 de abril, textos descritivos, murais, poemas, mas um romance, como me disse um capitão de abril, faltava”, explicou a escritora, natural de Bragança, ao Mensageiro.
Foi justamente para celebrar o lado mais romântico da revolução que Lídia Praça decidiu avançar para esta nova publicação. “Todos os factos foram rigorosamente elencados e resultaram de uma pesquisa de três anos nos arquivos da RTP e junto de testemunhos de militares de abril”, descreveu a autora.
O romance abarca uma época da história contemporânea de Portugal entre o fim do Estado Novo e o século XXI, no período compreendido entre 1971-72 até 2017. “A guerra colonial, a descolonização, o 25 de abril, ou seja, todos os marcos importantes, como o 11 de março, 28 de setembro, o PREC, a quinta divisão, as operações Maio Nordeste, o documento dos nove, o pacto MFA partidos, o documento Aliança Povo MFA. Faz esse percurso geopolítico, incluindo a guerra do Ultramar. Eu elegi para palco da Guerra a Guiné, onde foi mais dura. Até 2017 porque há uma história de amor que se desenvolve entre um capitão de abril e uma psicóloga, uma mulher progressista já produto do 25

Assinaturas MDB