Internacional

Metodologia Ekui considerada uma das cem com mais impacto no mundo

Publicado por Glória Lopes em Qua, 2022-10-26 13:56

A Ekui foi destacada como uma das cem metodologias educativas mais inovadoras e com mais impacto no mundo pela organização finlandesa Hundred n hoje galardoada com o prémio HundrED Global Collection 2023.
A metodologia Ekui, criada pela professora Celmira Macedo, foi escolhida entre as mais de três mil metodologias avaliadas por aquela organização, que entregou as distinções durante a undrEDSummit, que se realizou em Helsínquia, esta quarta-feira.
Celmira Macedo, a professora transmontana oriunda de Alfândega da Fé, explicou ao Mensageiro que se trata de um reconhecimento da metodologia educativa na Finlândia, o país conhecido pela Educação. “É a primeira vez que uma entidade portuguesa é reconhecida por esta organização neste país, onde estão os melhores processos educativos do mundo. A Ekui foi escolhida por um comité científico composto por mais de mil investigadores e professores de 188 países que mapearam mais de três mil organizações do mundo. A Ekui ficou na shortlist há dois meses e, depois, recebemos a informação que tínhamos passado à final. Fomos considerados entre as cem melhores do mundo e a única portuguesa de sempre”, referiu Celmira Macedo
A EKUI é uma Metodologia multissensorial de Desenho Universal e inclusiva. Segundo a sua página na internet “é a única no mundo” que combina quatro formas de comunicação, nomeadamente a gráfica (as letras), o código Braille, a Língua Gestual Portuguesa (LGP) e o Alfabeto Fonético (sons e formas de os articular). “Usa pistas (inputs) visuais, auditivas e cinestésicos e estas pistas, quando trabalhadas ao mesmo tempo, ativam diferentes áreas no cérebro, fazendo com que a aprendizagem seja mais rápida em 50%) e mais motivadora”, explicam no site.

Assinaturas MDB