Nordeste Transmontano

Mudanças à vista na administração da ULS

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2023-05-18 12:32

Esperam-se mudanças no conselho de administração (CA) da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, que congrega os três hospitais do distrito (Bragança, Macedo e Mirandela) e 14 centros de saúde, nomeadamente na direção clínica.

Carlos Vaz, atual presidente, do CA, deverá manter-se em funções por mais um mandato de três anos, altura em que atinge os 70 anos, a idade limite para se manter em funções. Também Aida Palas se deverá manter com o pelouro financeiro da instituição, assim como Urbano Rodrigues, enfermeiro diretor.

Contudo, Eugénia Madureira, diretora clínica dos cuidados de saúde hospitalares, e Manuela Santos, responsável pelos cuidados de saúde primários (centros de saúde), deverão sair, entrando os clínicos Duarte Soares (hospitais) e Filipa Faria (centros de saúde), confirmou o Mensageiro junto de várias fontes próximas do processo.

Duarte Soares é o antigo presidente da Associação Nacional de Cuidados Paliativos e diretor desse serviço na ULS, para além de presidente da delegação de Bragança da Cruz Vermelha.

Já Filipa Faria é natural de Fafe, concelho onde integra a Assembleia Municipal pela coligação independente Fafe Sempre, residindo em Mirandela, onde trabalha no centro de saúde local.

Por definir está, ainda, o representante da Comunidade Intermunicipal, que deverá ser um de três nomes: Lino Olmo, Cristina Ribeiro ou Sandra Moura.

Assinaturas MDB