Mogadouro

Município avança com a construção de um novo matadouro municipal orçado em 2, 6 ME

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2022-10-27 11:04

O município de Mogadouro vai avançar com a construção de um matadouro municipal no loteamento industrial e que está orçado em 2,6 milhões de euros, avançou o presidente da câmara.

“Vamos avançar com a construção de um matadouro municipal na zona industrial que está em fase final de adjudicação. Será construída uma unidade de abate moderna e funcional”, disse António Pimentel.

Após a última reunião de câmara, realizada na terça-feira, o executivo municipal de maioria PSD, garantiu “que não existe disponibilidade financeira para participar em qualquer outro projeto do mesmo género a nível intermunicipal com os municípios de Miranda do Douro e Vimioso”.

“O município de Mogadouro, e eu pessoalmente acompanhámos durante 12 anos as discussões sobre o projeto do matadouro intermunicipal, e nunca foi o assunto debatido em qualquer reunião do executivo municipal [de Mogadouro] uma tomada de posição sobre a construção deste equipamento. Apenas houve conversas e uma reunião onde o tema foi debatido, mas não existe escrita nenhuma posição defendida nas atas da câmara”, vincou o autarca de Mogadouro.

O executivo municipal de Mogadouro decidiu revogar todos os atos administrativos consubstanciados em decisões tomadas por anteriores executivos, nomeadamente, deliberações, acordos, candidaturas e parcerias como o município de Miranda do Douro e Vimioso referentes ao então denominado “Matadouro Intermunicipal do Planalto”.

“Tenho estima pela minha colega presidente da câmara de Miranda do Douro [Helena Barril], mas desde a primeira hora que lhe transmiti que Mogadouro iria avançar com a construção de um matadouro municipal”, enfatizou António Pimentel.

O autarca disse também que o matadouro “será construído com recurso aos cofres do município, e caso haja oportunidade arranjar fundos comunitários procederá em conformidade”.

“Todos os produtores de outros que queriam utilizar o matadouro municipal de Mogadouro, serão bem-vindos. Não abdicarei deste projeto para o meu concelho”, concretizou.

O autarca de Mogadouro, António Pimentel, reitera também que já havia assumido a construção de um matadouro na zona industrial deste concelho, afirmando, igualmente, que” não há diálogo com o município de Miranda do Douro sobre esta matéria e que a decisão em avançar com matadouro municipal de Mogadouro está tomada”.

Assinaturas MDB