Bragança

“Pais em Rede” chega à região

Publicado por . em Qui, 2022-10-27 10:50

A Pais-em-Rede, Associação (PeR) é uma organização sem fins lucrativos e chegou recentemente a Bragança. Tem como objetivo a realização de iniciativas de caráter social, educativo e de apoio, que assegurem às famílias a plena inclusão seus filhos na comunidade, articulando e rentabilizando os recursos nelas existentes, bem como eliminando as barreiras que excluem as Pessoas com Deficiência ou Incapacidade.

Desde 2011 que implementa o projeto Oficinas de Pais/Bolsas de Pais, que abrange pais de pessoas com deficiência residentes em 14 distritos de Portugal. Num primeiro momento, constituem-se Grupos de Apoio Emocional (GAE) e, posteriormente, Grupos de Corresponsabilização Parental (COR). No âmbito deste projeto, foram também formados 15 Pais Prestadores de Ajuda (PPA). A PeR tem, atualmente, projetos a decorrer em vários distritos de Portugal, mas não desenvolvia, até agora, nenhuma atividade no distrito de Bragança. Considerando alguns objetivos comuns e complementares, a Humanum Est – Saúde Mental e Desenvolvimento Humano, Crl_ IPSS, que desenvolve a sua resposta no Centro de Estimulção e Reabilitação Neuropsicológica e a Inclusa – Associação Brigantina para a Inclusão e Promoção da Vida com Saúde, que assume o Centro de Psicologia e Reabilitação de Bragança, e a PeR desenvolveram uma parceria, implementada a partir de setembro de 2022, com vista ao acompanhamento de famílias de crianças e jovens, com qualquer tipo de incapacidades, constituindo o Núcleo Pais em Rede em Bragança.

Ao mesmo tempo, criou-se um Grupo de Oficinas de Pais.

As duas organizações trabalham agora em conjunto congregando esforços na área da saúde mental e no tratamento de crianças e jovens na área psicológica e pedagógica, em período escolar e em pausas letivas, com terapias, consultas, sessões de treino psicopedagógico, treino cognitivo, estimulação na área da linguagem e do funcionamento executivo, psicomotricidade, aprendizagem, integração sensorial e na implementação de atividades para a inserção na vida adulta e inclusão ocupacional, laboral e social.

O Centro de Psicologia de Bragança situa-se na rua Professor Dionísio Gonçalves, Nº 3, R/C, em Bragança. Este espaço apoia cerca de 60 crianças e jovens e suas famílias, no âmbito psicológico e pedagógico. Ambos os espaços funcionam de segunda a sexta-feira e basta contactar 919790430 para marcar uma hora para informação acerca do Modelo terapêutico e do Plano individual terapêutico a desenvolver com o caso apresentado, sendo este atendimento inicial gratuito.

As principais atividades e objetivos do Núcleo de Bragança Pais em Rede passam por encaminhar/sinalizar cuidadores informais para integrarem as Oficinas de Pais; SubCoordenar e receber Pais para formação Pais-em-Rede; Divulgar/envolver os agrupamentos de escolas locais, comunidade educativa, associações de pais nas escolas e famílias para as iniciativas com a Pais-em-Rede localmente; Sensibilizar conjuntamente a comunidade bragançana, através de iniciativas locais para a Inclusão; Angariar fundos para aquisição de material e equipamento para apoio psicopedagógico de crianças e jovens e apoio a iniciativas conjuntas; Candidatura a projetos conjuntos para resposta terapêutica e especializada a crianças e jovens em idade escolar, período de férias e respostas de integração na vida adulta; Dinamizar ATL inclusivo, escolar e em período de férias.

Assinaturas MDB