Bragança

Retoma da construção do Museu da Língua Portuguesa à espera de desfecho do novo concurso

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2022-10-27 10:13

O município de Bragança está a aguardar o desfecho do novo concurso público internacional para retomar a obra de construção do Museu da Língua Portuguesa (MLP), cuja empreitada está parada desde março.
A análise das propostas concorrentes ao novo concurso já foi feita e escolhida a empresa, mas, entretanto, uma das candidatas impugnou o procedimento, estando a reclamação em fase de análise. “A câmara denunciou o contrato com a empresa que estava a construir porque não estava a cumprir o estipulado e os trabalhos estavam atrasados. Foi aberto um novo procedimento concursal para poder adjudicar as obras novamente. Está em marcha o processo para que possa ser adjudicada a obra”, explicou o presidente da Câmara, Hernâni Dias. O museu tinha como prazo de conclusão o final deste ano, o que não irá acontecer face ao atraso atual. Em março a empreitada parou e ainda não foi retomada. “Vai com muito tempo de atraso”, admitiu o autarca.
A construção do MLP começou em janeiro de 2021. A obra inicialmente com um valor orçamentado em nove milhões de euros subiu para 14,4 milhões no novo concurso, mas como as empresas candidatas apresentaram todas valores superiores a 16 milhões de euros, acabou por ser feita uma alteração ao procedimento, em julho, acabado por ser lançado com o valor de 16,4 milhões de euros.

Assinaturas MDB