Mirandela

Secretário de Estado diz não ser aceitável menina cega ainda não ter professor de braille

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2022-10-27 10:56

O Secretário de Estado da Educação admite que não é aceitável que um mês e meio depois do início do ano letivo, Matilde Sampaio, a menina invisual de 11 anos que frequenta a Escola Básica Luciano Cordeiro, em Mirandela, ainda não tenha professor de braille.

“Ainda não foi possível encontrar uma solução mas temos de a encontrar, porque não é aceitável a situação em que ela está”, disse António Leite, à margem do seminário nacional de educação e forma-ção de adultos que aconteceu, em Mirandela.

Recorde-se que a docente especializada no ensino de braille que estava destacada para a escola Luciano Cordeiro está de baixa e o secretário de Estado da Educação assume a existência de dificuldades processuais na substituição da professora que decorre do facto de ainda estar a decorrer o prazo previsto na Lei em que vigoram as baixas médicas.

Enquanto isso decorre, provisoriamente, um professor afeto ao agrupamento de escolas Aba-de de Baçal, em Bragança, está a ir à escola Luciano Cordeiro, em Mirandela, uma vez por semana, mas “essa não pode ser a solução definitiva, porque ela precisa e tem direito ao apoio”, acrescentou António Leite.

Assinaturas MDB