A opinião de ...

“Chuva de Janeiro, cada gota vale dinheiro.”

O inverno astronómico arrancou no passado dia 21 e com condições meteorológicas em linha com o normal para a época, 2020 trouxe tempo muito diferente ao registado nos últimos anos por esta altura do ano, com muito frio, muito vento, alguma chuva, neve e sincelo nas terras mais altas da nossa região.

Os dias após o Natal foram especialmente frios, com mínimas muito baixas, sendo de destacar, -5.2ºC em Carrazeda de Ansiães. -5.1ºC em Miranda do Douro, -4.6ºC em Bragança (27), -4.1ºC em Mirandela, -3.2 em Vinhais (26), dados oficiais IPMA. A partir de dia 27 a situação atmosférica alterou-se com a chegada de instabilidade que propiciou uma subida das temperaturas mínimas e um temporal de vento que provocou queda de árvores e cortes de energia elétrica um pouco por toda a região, a neve e o sincelo também apareceram acima dos 800/900 metros em especial na Serra da Nogueira e Parque Natural de Montesinho. Em suma, pleno inverno desde dia 24 que promete continuar nos próximos dias.

Em termos de precipitação acumulada na estação de Bragança, os dados que disponho, indicam que possivelmente o mês acabará com precipitação abaixo dos valores médios para dezembro, até dia 29 a estação registava apenas 71.7 litros por m2, quando o valor média é de 118.6 litros por m2, daí que é improvável que se atinga o umbral médio, de qualquer das formas a boa notícia é que o cenário de seca está neste momento afastado da nossa região, encontrando-se em estado normal ou em chuva fraca no índice de PDSI disponibilizado pelo IPMA. O índice de água no solo (AS), encontra-se em valores francamente bons, em CC (capacidade de campo) ou muito próximos de CC.

Nos próximos dias devem contar com tempo frio a muito frio, com vento que incrementará a sensação de desconforto térmico, a partir de dia 5 aumentam as probabilidades de precipitação, que poderá ser de neve a cotas baixas da nossa região.
As temperaturas mínimas seguirão muito baixas, vão variar entre os 0ºC e os -5ºC em Bragança, entre os -1ºC e os -6ºC em Miranda do Douro, entre os 0ºC e os -3ºC em Mirandela, entre os 0 e os -4ºC em Macedo de Cavaleiros, as máximas também serão baixas, variando entre os 4 e os 6ºC em Bragança e Miranda do Douro, entre os 3 e os 5ºC em Vinhais, entre os 5 e os 7ºC em Torre de Moncorvo.
As recomendações são as de sempre, muita precaução nas estradas devido ao gelo que se vai formar, use várias camadas de roupa, areje sempre a casa no caso de usar braseiras ou lareiras e não se esqueça do seu animal de companhia, garanta o melhor conforto possível. Estamos com o arranque de inverno mais frio dos últimos anos, um inverno à antiga!
Dada a incerteza das previsões a prazo, aconselhamos o acompanhamento das atualizações de todas as informações na página de Facebook e Twitter do Meteo Trás-os-Montes - Portugal.

Edição
3813

Assinaturas MDB