Bragança despacha Brito e quebra ciclo de empates

O Grupo Desportivo de Bragança regressou às vitórias após três empates consecutivos, ao vencer o Brito por 2-0, na receção à equipa vimaranense, em jogo da 24.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal. Com este triunfo, os brigantinos reforçam o terceiro lugar, somando agora 41 pontos.
Os adeptos aproveitaram um sábado soalheiro para animar as bancadas do Estádio Municipal e assistir a um jogo que teve os momentos decisivos apenas na segunda parte. Antes do intervalo, houve poucas oportunidades para ambos os lados, embora com sinal mais para os transmontanos, que ainda viram um golo anulado a Gonçalo, na recarga a um primeiro remate de Nuno à barra da baliza adversária.
O segundo tempo trouxe mais emoção, com Edgar a inaugurar o marcador aos 65 minutos, ao concluir com sucesso um cruzamento bem medido de Kika. Oito minutos depois, foi a vez de Pipo integrar o ataque e, após uma boa combinação com Gonçalo, finalizar com classe para o 2-0.
Sem capacidade de resposta, o Brito ainda viu a sua situação complicar-se com a expulsão de Ivaldo, aos 74’, tornando-se presa fácil para os brigantinos.
No final da partida, André Irulegui, treinador do Bragança, destacou a importância da vitória e os ajustes feitos na equipa. "Vai ser assim até à última jornada, porque esta alegria no balneário vem das vitórias e não importa se o jogo é de feijões ou vale pontos. Tivemos de ajustar ao intervalo porque, apesar de termos muito volume de jogo, estávamos a ser pouco agressivos."
O Bragança prepara-se agora para a deslocação a Famalicão, onde enfrentará o Joane na 25.ª e penúltima jornada, diante de um adversário que luta para evitar a descida. “Será mais um desafio difícil, contra uma equipa com a corda ao pescoço. Vamos respeitar o adversário e dar o nosso melhor para continuar a somar pontos. Temos a felicidade de estar a viver um momento excelente, com a manutenção garantida, o que nos permite desfrutar e jogar com outra confiança, mas encaramos sempre o nosso trabalho com muita seriedade e exigência máxima."
Já Quim Berto, treinador do Brito, lamentou a derrota e criticou alguns momentos do jogo. "Independentemente dos pontos que temos de vantagem sobre as equipas que lutam pela manutenção, sabíamos que era muito importante pontuar. O Bragança está a fazer um grande campeonato e tem qualidade, mas nós também não somos inferiores. Neste jogo, jogámos contra duas equipas. Há uma agressão clara de um jogador do Bragança ao Ricardo Almeida que passou impune. Depois, ao mínimo erro, crucificam-nos a nós. O meu jogador não pode reagir daquela forma, é verdade, mas isto não pode acontecer. Se é bem expulso? Já fica ao critério do árbitro, mas o que não pode acontecer é haver dualidade de critérios."
O Brito segue no sexto lugar com 34 pontos e ainda não garantiu matematicamente a permanência. "Temos de preparar já a próxima jornada com o objetivo de somar pontos. Vamos a um campo difícil, mas a nossa meta sempre foi e sempre será a manutenção."
Fotos: Guilherme Moutinho