Nordeste Transmontano

BUPi de Miranda do Douro já esgotou agendamentos até ao fim do ano

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2023-05-04 09:45

Em Miranda do Douro os três técnicos ao serviço do Balcão Único do Prédio (BUPi) já esgotaram as marcações até ao final do ano e têm listas de espera grandes. “Temos o ano todo preenchido. Temos muita procura. As três agendas estão cheias, mais uma quarta que estamos a dividir pelos três, mais as listas de espera. A concessão do município à empresa é até ao final do ano, pelo que só podemos fazer agendamentos até essa altura”, explicou David Santos, técnico do BUPi mirandês, que espera que o prazo seja alargado para dar continuidade ao serviço .
Até ao final de 2023 este BUPi deve alcançar as 44 mil RGG (Matrizes Georreferenciadas), que é metade da totalidade do concelho. “O balcão abriu em março do ano passado e já fizemos 25 mil RGG. Está tudo bem encaminhado para cumprir o estipulado. A plataforma permite trabalhar cada vez mais rápido e fazer mais RGG por dia. À partida no final do ano o objetivo será cumprido”, acrescentou David Santos.
Segundo informações do Ministério da Coesão Territorial, a nível nacional o projeto BUPi já serviu mais de 200 mil cidadãos, que identificaram mais de 1,3 milhões de propriedades. “Ao todo, a área georreferenciada pelos cidadãos representa 720 mil hectares, o equivalente a 720 mil campos de futebol”, referiu aquele Ministério.
Graças a esta ferramenta já é possível conhecer 68% do território dos 153 municípios de Portugal continental sem cadastro, sendo que 20% diz respeito a área de matrizes georreferenciada, ou seja, ao contributo direto da identificação das propriedades pelo cidadão.

Assinaturas MDB