Estudantes Africanos receberam o líder "em casa emprestada" e estiveram perto da surpresa
O Grupo Desportivo de Bragança fez a sua parte e conseguiu vencer os Estudantes Africanos, por 1-2, esta quarta-feira (1), no Estádio Municipal de Bragança, mantendo a liderança no Campeonato Distrital AF Bragança.
A decisão dos Estudantes Africanos em jogar na casa do Grupo Desportivo de Bragança mereceu a explicação de Óscar Monteiro. “O futebol deve ser visto como um espetáculo. Nós não jogamos para nós, nós jogamos para o público. Eu sabia ser um campo com todas as condições, decidimos que podendo jogar no Municipal íamos aproveitar essa oportunidade”.
Quando questionado se esta escolha poderia levantar alguma celeuma, a resposta foi pronta. “Jogámos para ganhar e podíamos ter empatado o jogo no último minuto. Quem quisesse constatar a verdade desportiva que viesse observar o jogo,” afirmou o responsável dos Estudantes Africanos.
Quanto ao jogo, o conjunto de Lopes da Silva mostrou superioridade no primeiro tempo, mas sem conseguir traduzir esse domínio em oportunidades claras de golo. Aliás, a primeira ocasião de perigo pertenceu à equipa dos Africanos, aos 11’, na sequência de um livre marcado por Danilo Fortes.
O golo que quebrou o nulo na partida resultou de um autogolo de Genilson, ao minuto 19. Um ligeiro desvio do jogador dos Estudantes ao remate de Fernando Ícaro foi o suficiente para enganar o guarda-redes Ronildo.
A fechar o primeiro tempo, aos 43’, o Grupo Desportivo de Bragança adiantou-se no marcador por Fernando Ícaro. O médio-ofensivo brasileiro aproveitou um bom passe de Marco Trigo para rematar colocado para o fundo das redes.
Após o intervalo, a equipa de Óscar Monteiro melhorou o rendimento e até chegou a enviar uma bola ao poste na sequência de um livre cobrado por Danilo Fortes, aos 62’. À passagem do minuto 77, Danilo Fortes aproveitou uma assistência de Davi Mendes para reduzir a diferença no encontro. Era o 1-2 e na retina fica a rapidez da jogada que deu esperança à equipa da "casa".
Em cima do apito final, ainda houve tempo para o conjunto dos Africanos ter a oportunidade de empatar a partida na sequência de uma bola parada. A falta de pontaria de Pablo dos Estudantes valeram três pontos para os líderes do campeonato.
No final do encontro, Fernando Ícaro não escondeu a sua felicidade por ajudar o seu clube com o golo decisivo. “Muito feliz pela minha estreia a marcar. Trabalhei pacientemente pela oportunidade e fui feliz a fazer os golos, mas mais feliz com os três pontos. Ajudarei em tudo o que é preciso para voltar a colocar o Bragança no seu devido lugar”.
O treinador dos Estudantes Africanos, Óscar Monteiro, revelou estar surpreendido e satisfeito com a exibição dos seus jogadores. “Estou muito satisfeito com o jogo todo dos meus jogadores. É uma equipa jovem e em construção, tentaremos dar minutos e ritmo de competição a estes jovens jogadores. Deram uma prova de que estamos no bom caminho e eles cada vez jogam melhor. Fiquei surpreendido com a boa exibição da minha equipa”.
Lopes da Silva, treinador do GD Bragança, salientou a importância do resultado e frisou a qualidade adversária. “Estamos satisfeitos pelo resultado, mas mais satisfeitos com a exibição conseguida na primeira parte do que na segunda. A equipa dos Estudantes Africanos é sempre complicada, apesar de no primeiro tempo não terem criado quaisquer problemas. É de enaltecer esta vitória e a manutenção do nosso lugar na classificação”.
Assim, o Grupo Desportivo de Bragança mantém a série de 8 jogos sem perder o que lhe equivale a um lugar no topo da tabela com 22 pontos, seguido de Rebordelo com 21 pontos e que nesta jornada massacrou na casa do Moncorvo, por 0-8. Os Estudantes Africanos mantêm o novo posto com 5 pontos em 7 jogos realizados.
Fotos: Guilherme Moutinho
Campeonato Divisão de Honra Pavimir AF Bragança 2021/22 8.ª Jornada
Minas de Argozelo - FC Carrazeda 1-0
AE Africanos - GD Bragança 1-2
CDC Carção - GD Sendim 3-2
GD Moncorvo-ADC Rebordelo 0-8
FC Vinhais-Vila Flor SC 5-0
GD Mirandês-Águia FC Vimioso 1-2
Classificação
J V E D P
2.º ADC Rebordelo 8 7 0 1 21
3.º FC Vinhais 7 5 1 1 16
4.º CDC Carção 7 3 2 2 11
5.º GD Mirandês 6 3 2 1 11
6.º GD Sendim 8 3 2 3 11
7.º Minas de Argozelo 8 3 1 4 10
8.º Águia FC Vimioso 7 2 3 2 9
9.º AE Africanos 7 1 2 4 5
10.º Vila Flor SC 6 1 1 4 4
11.º GD Moncorvo 8 0 3 5 3
12.º FC Carrazeda 8 0 0 8 0
Próxima jornada 9.ª 5/12/2021
Águia FC Vimioso- FC Vinhais; FC Carrazeda-Vila Flor SC; GD Bragança-GD Mirandês; ADC Rebordelo-CDC Carção; Minas de Argozelo- GD Moncorvo e GD Sendim-AE Africanos.
Ficha
AE Africanos 1
GD Bragança 2
Estádio Municipal de Bragança
Árbitro: Christian Rodrigues
GD Bragança: Lombo; Kevin, Veiga, Macky (Lisboa 80’), Michel (Silas 80’), Fabien Capelo, Marco Trigo (Ruizinho 71’), Nuninho, Mantorras (Luccas 91’), Fernando Ícaro (Paulo Roberto 71’) e Hélton.
Treinador: Lopes da Silva.
AE Africanos: Ronildo; Eric Rodrigues (Kevin Oliveira 29’), Fábio Vieira, Stefan (Bilin Semedo 45’), Arilton, Carlitos (Sanches 80’), Sousa, Danilo Fortes, Andersson (Davi Mendes 54’), Genilson e Pablo Cruz.
Treinador: Óscar Monteiro.
Golos: Genilson (19’ autogolo), Fernando Ícaro (43’); Danilo Fortes (77’).