Exposição ‘Rui Pires na Coleção Museu do Douro’ vai ser inaugurada hoje
O CIT – Centro de Interpretação do Território de Sambade, no concelho de Alfândega da Fé, recebe a partir de hoje a exposição ‘Rui Pires na Coleção Museu do Douro’.
Trata-se de uma mostra que reúne parte significativa do espólio fotográfico do artista, agora integrado na coleção do Museu do Douro, visto que o fotógrafo doou parte do seu acervo, que ultrapassa as trezentas fotografias, àquela instituição. Deste conjunto doado, que inclui imagens captadas ao longo das viagens
do fotógrafo por vários pontos do mundo, foram selecionadas 40 fotografias, especialmente impressas sobre tela, todas elas dedicadas à Região do Douro que fazem parte na exposição patente no CIT.
A mostra, que está organizada em três núcleos temáticos, nomeadamente Gentes, Património e Paisagem, “propõe um percurso visual que cruza rostos, memórias, tradições e cenários naturais”, indicou fonte da Câmara Municipal de Alfândega da Fé.
Além disso “cada imagem funciona como um fragmento de identidade, revelando as múltiplas dimensões que constroem a essência duriense: o trabalho humano, a herança cultural e a força da paisagem”.
O olhar singular de Rui Pires transforma o quotidiano em narrativa visual, oferecendo ao visitante uma leitura sensível e intimista do território. Mais do que um registo documental, estas fotografias afirmam-se como testemunhos artísticos de um Douro vivo, habitado e em permanente diálogo entre passado e presente.
A exposição pode ser visitada até 10 de maio de 2026, com entrada livre.
