Futebol

Federação cancela campeonatos seniores e garante manutenção do Bragança e Mirandela

Publicado por GM em Qua, 2020-04-08 18:28

A Federação Portuguesa de Futebol cancelou hoje os campeonatos de futebol de seniores que tem sob a sua alçada, nomeadamente o Campeonato de Portugal e os Distritais. Uma decisão que, na prática, garante a manutenção de Bragança e Mirandela no Nacional. Por outro lado, as equipas dos vários Distritais veem-se impedidas de subir de divisão.

“A FPF entende que continuam a não estar reunidas as condições de saúde pública para que clubes com estruturas amadoras, como é próprio das provas em que participam, possam treinar e competir em segurança”, lê-se no comunicado do organismo, que anunciou “dar por concluídas, sem vencedores, todas as suas competições seniores que se encontram nesta data suspensas, não sendo atribuídos títulos nem aplicado o regime de subidas e descidas”.

Esta decisão surge após reunião da FPF, esta quarta-feira, com as associações distritais e regionais em que foi analisado o impacto da pandemia COVID-19 no futebol sénior não-profissional.

Este impedimento é suportado pela incerteza de quando e como as condições de saúde pública estarão eventualmente reunidas ainda no decurso desta época desportiva.

A FPF anuncia, inclusive, que analisará e comunicará, em breve, os dois clubes que acedem à II Liga de futebol, tal como os representantes de Portugal na Liga dos Campeões de futebol feminino e de futsal masculino.

No final do comunicado, é indicado que a instituição que regula o futebol português irá estudar com as associações distritais e regionais em que moldes decorrerão as competições nacionais não-profissionais na próxima temporada.

Assinaturas MDB