Bragança

Finalistas do IPB deixam promessas de amor à cidade que os acolheu (com galeria de fotos)

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2023-04-27 12:18

Foi com promessas de amor a Bragança, a cidade que os acolheu nos estudos do Ensino Superior, que os finalistas deste ano do Instituto Politécnico de Bragança se despediram do ano letivo, no passado sábado.

Na missa de bênção dos finalistas, na Catedral, em Bragança, o Pe. Calado Rodrigues, capelão do IPB, presidiu à celebração e lembrou a importância do momento para os 652 jovens que este ano terminaram os seus cursos superiores.

“Viveis um momento charneira das vossas vidas e quisestes assinalá-lo com esta bênção, integrada numa eucaristia.

Eucaristia significa dar graças. São certamente sentimentos de gratidão que aqui vos congregam. Gratidão a muitas pessoas, como já ouvimos no início desta celebração, mas também, porque somos crentes, gratidão a Deus, que vos tem acompanhado neste percurso. E vos acompanhará, também, nesta nova etapa que já se desenha nas vossas vidas. Por isso, invocamos a sua bênção para todos e cada um de vós”, sublinhou o sacerdote, durante a homilia.

“Tal como os discípulos de Emaús experimentastes e haveis de experimentar muitas vezes momentos de tristeza, de desilusão, de desorientação. Eles tinham conhecido um homem extraordinário, um “profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo”. Esperavam que “fosse Ele quem havia de libertar Israel” da ocupação romana. Seguiram-no até Jerusalém. Quando esperavam que isso acontece acabou por “ser condenado à morte e crucificado”.

São homens desiludidos e profundamente desanimados que regressam a casa. É então que alguém começa a fazer caminho com eles. Dá um sentido a tudo aquilo que tinham vivido. Ao partir do pão revela-se como o Jesus que tinham seguido e que agora está vivo e está sempre com eles.

Também vós vivestes momentos difíceis no vosso percurso académico. Nesses momentos pudestes contar com a presença amiga de algumas das pessoas aqui presentes, os vossos pais e outros familiares, os vossos colegas, os vossos professores e funcionários do IPB, os habitantes e as instituições desta cidade. Mas mesmo nos momentos mais solitários há alguém que nunca vos abandonou, que esteve sempre convosco: Jesus Cristo.

Ele estará sempre convosco, mesmo que todos vos abandonem. Ele continuará a dar um sentido às vossas vidas. Em Jesus Ressuscitado, mesmo os momentos mais negros e mais difíceis das nossas vidas têm um sentido. Por vezes, custa-nos a compreendê-los, mas quando nos encontramos com Ele, tal como aconteceu com os discípulos de Emaús, tudo começa a fazer sentido, a tristeza converte-se em alegria, o receio da noite que cai em coragem de se fazer ao caminho e regressar a Jerusalém. Encontramos outros a quem, como a nós Jesus apareceu e transformou as suas vidas. O segredo é não desanimar e continuar a acreditar que a noite mais escura é sempre vencida pela aurora que se anuncia na estrela da manhã que, para nós cristãos, é Jesus Cristo”, sublinhou o Pe. Calado Rodrigues.
“Caros finalistas, para estar aqui já tivestes de vencer muitas dificuldades e contrariedades. Continuai a confiar em todos aqueles que vos apoiaram e ajudaram nesses momentos. Sede gratos a todos eles e mesmo que todos vos falhem contai sempre com a presença constante e revigorante de Jesus Cristo, particularmente nos momentos mais obscuros das vossas vidas.

Em Cristo Jesus, invocamos, para todos vós, a bênção do Pai, para que a força do seu Espírito se faça sempre presente ao longo de toda a vossa vida, vos fortaleça, vos ilumine e vos conduza”, concluiu.

André Caldeira, presidente da Associação Académica do IPB, lembrou que “esta será sempre uma cidade e a terra dos amigos para sempre”. “A terra que vos acolheu estará sempre de portas abertas para vos receber”, disse no seu discurso final, perante uma catedral a abarrotar.

Ao Mensageiro, André Caldeira explicou que 652 finalistas é um número “que está dentro da média”. “É bastante boa e cada vez teremos mais finalistas porque cada vez aumenta o número de entrada de alunos”, sublinhou.

Por outro lado, considerou que a Semana Académica foi “muito boa” e “dentro das expectativas”.

Enfermagem foi, este ano, o curso com mais finalistas, com 91.

Já o presidente do IPB, Orlando Rodrigues, disse que os alunos “levarão não só o diploma e as qualificações mas os valores da comunidade dos amigos para sempre”.

“Não desperdicem o vosso tempo adiando o que deve ser feito ou fazendo o inútil. Procurem oportunidades, procurem crescer”, aconselhou. “No IPB, mais do que um diploma, vocês ganharam uma família.

Ser IPB é ser universal, gostar de conhecer a cultura dos outros e respeitá-la”, concluiu o presidente da instituição.

Assinaturas MDB