Bragança

Ministro da Educação visitou escola Miguel Torga mas não se comprometeu com apoio para obras

Publicado por AGR em Qui, 2025-01-30 09:37

O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, visitou na terça-feira o Agrupamento Miguel Torga, em Bragança, o único dos três da cidade que ainda não sofreu obras de remodelação, mas, confrontado com as necessidades, não se comprometeu com um apoio efetivo.
“Estamos muito empenhados em conseguir as melhores condições de trabalho a estes professores fantásticos e a estes alunos. Isso obedece a planos, o Governo está a trabalhar nisso mas não posso dizer quando. Espero que muito rapidamente se possa responder à necessidade de intervenção que existe aqui em Bragança”, disse, em esclusivo, ao Mensageiro. Ainda assim, Fernando Alexandre sublinhou que uma decisão ainda vai tardar. “Este ano letivo é muito improvável que seja possível. Há todo um planeamento que tem de ser feito, que passa pelo Banco Europeu de Investimento, mas esperamos que seja a breve trecho”, acrescentou, garantindo que “esta escola, apesar de antiga, está muito bem tratada, é acolhedora”.
O governante tinha sido confrontado pelo presidente da Câmara de Bragança, paulo Xavier, com a necessidade de obras. O projeto até já foi feito pela autarquia, candidatado a fundos do PRR e aprovado. “Mas o dinheiro esgotou-se e não recebemos nada”, frisou Paulo Xavier.
Apesar da promessa de uma resolução, a verdade é que, numa segunda candidatura, Bragança voltou a não ser contemplada.
Por isso, o autarca não perdeu a oportunidade de lançar o repto ao governante.
“Temos uma candidatura para recuperar duas escolas, a Miguel Torga e a Paulo Quintela, cujo valor total ronda os 22 milhões de euros.

Assinaturas MDB