Vinhais vence Mirandês e está nos quartos de final da Taça Distrital
O Futebol Clube Vinhais garantiu, este domingo (21), a passagem aos quartos de final após vencer, em casa, a formação do Grupo Desportivo Mirandês, por 2-0, em jogo da 2.ª mão da 1.ª eliminatória da Taça Distrital AF Bragança.
Henrique Almeida, avançado do FC Vinhais, com um golo madrugador, logo nos primeiros segundos, adiantou a equipa da casa no marcador. O goleador brasileiro executou um verdadeiro “slalom”, que deixou a defesa mirandesa pregada ao chão, para culminar com o golo inaugural da partida.
Com a vantagem assegurada numa fase tão precoce, o Futebol Clube de Vinhais partiu para uma exibição equilibrada apostando nos espaços nas costas do adversário. Sem necessidade de procurar a baliza, face à vantagem acumulada, a equipa da casa consentiu a subida dos jogadores mirandeses que liderados por Francisco tentavam contrariar o saldo negativo. O jovem talento mirandês, aos 5’ e 8’, obrigou o guarda-redes Rhuan a mostrar qualidades. Aos 15’, Vinícius teve nos pés o golo do empate, mas Rhuan com muita elasticidade negou o golo ao avançado. A equipa liderada por Vítor Fernandes acumulava ocasiões para virar o jogo, mas a formação do Vinhais passava a ideia de ter o jogo controlado, mesmo perante as iniciativas adversárias.
Ao minuto 29, cenas lamentáveis entre o defesa Elvis e o avançado Márcio Doreta valeram o cartão vermelho para os dois jogadores. A confusão instalou-se, no relvado do Estádio Municipal de Vinhais, valendo a pronta intervenção dos responsáveis técnicos de ambos os conjuntos para acalmar os ânimos entre os intervenientes.
Reduzido a 10 elementos e com duas opções no banco, Vítor Fernandes viveu outra contrariedade após a lesão grave de Enio, aos 38’. Diogo Gomes chamado a jogo para substituir o seu colega apenas resistiu 4 minutos em campo, saindo igualmente por lesão.
Na etapa complementar, a equipa visitante denotou algumas dificuldades nos momentos iniciais do segundo tempo, geralmente protagonizadas pelo avançado Henrique que mostrou boa mobilidade ofensiva.
O golo que confirmou a passagem dos vinhaenses aos quartos de final da Taça Distrital AF Bragança surgiu, aos 72’, por Diogo Souza. O atacante brasileiro aproveitou o balanço ofensivo da equipa visitante para em contra-ataque decidir o jogo e a eliminatória.
Na resposta, a equipa do Mirandês ainda dificultou a vida aos pupilos de Nuno Fernandes e obrigou ao recém-entrado Diogo Beato a um par de boas intervenções.
No final do encontro, Nuno Fernandes, treinador do FC Vinhais, afirmou que o trabalho de casa resultou em pleno na eliminatória. “Abordámos o jogo de forma estratégica, com o bloco mais baixo, por não termos a necessidade de procurar o resultado, após a vitória na 1.ª mão. Conseguimos o golo, logo no primeiro minuto, após uma transição rápida que trabalhámos durante a semana. Após as expulsões e no segundo tempo, dominámos o encontro por completo apostando na posse de bola. Podíamos ter concretizado mais golos, mas a resposta competente do Mirandês não permitiu esse desfecho”. A exibição do avançado Henrique mereceu o agrado do treinador, mas recusa os elogios individuais. “O Henrique está de regresso e foi muito importante para nós. É um jogador que dá qualidade, mas a equipa trabalha muito para conseguir potencializar o seu rendimento.”
Vítor Fernandes, técnico do GD Mirandês, considerou que o resultado obtido na eliminatória não refletiu a qualidade e empenho demonstrado pela sua equipa. “Entrámos a perder 1-0, logo nos primeiros segundos, e com poucas opções para fazer face aos acontecimentos. Dignificámos o emblema deste clube e jogámos melhor que o adversário, tal como na 1.ª mão. O nosso objetivo é lutar em todos os campos sempre pela vitória, os meus jogadores saíram de rastos e estão de parabéns pela atitude. Não temos algumas armas como os nossos adversários, lutaremos com o que temos e se vierem mais opções é sempre bom. Hoje gostaria de destacar a exibição de toda a equipa e julgo que temos capacidade para atingir os nossos objetivos”.
Com este resultado, Vinhais junta-se a GD Bragança, CDC Carção, Minas de Argozelo, GD Sendim, Águia FC Vimioso, ADC Rebordelo e FC Carrazeda nos apurados para os quartos de final da prova rainha. No próximo domingo, dia 28, está de volta o Campeonato Distrital AF Bragança, com a 7.ª jornada em disputa, e em que Vinhais visita o Carrazeda de Ansiães e o GD Mirandês viaja a Vila Flor. As partidas têm início marcado para as 15h00.
Fotos: Guilherme Moutinho
Taça Distrital AF Bragança 2021/2022
1.ª Eliminatória
1ª Mão 2ªMão
Vila Flor SC- GD Sendim (4-7) 2-2 5-2
Águia FC Vimioso – GD Torre Moncorvo (7-3) 4-2 1-3
ADC Rebordelo – Estudantes Africanos (4-0) 3-0 0-1
GD Mirandês – FC Vinhais (4-1) 1-2 0-2
Isentos: GD Bragança, CDC Carção, Minas de Argozelo e FC Carrazeda
Ficha
FC Vinhais 2
GD Mirandês 0
Estádio Municipal de Vinhais
Árbitro: Christian Rodrigues
FC Vinhais: Hudson (Diogo Beato 84’); Edra, Daniel Rodrigues (Garcia 84’), Renato Graça (Willian 42’), Lolis (Diogo Souza 60’), Lico (André Félix 60’), Pessanha, Márcio Doreta, Rui Tavares, Henrique Almeida e Daniel Fernandes.
Treinador: Nuno Fernandes.
GD Mirandês: Lamá, Ramon, Elvis, Enio (Diogo Gomes 38’, Diogo Pires 43’), Vinícius, Francisco, Alexandre, Felipe, Cleyson, Djodje e Gancho.
Treinador: Vítor Fernandes.
Golos: Henrique Almeida (1’) e Diogo Souza (72’).