Bragança perde em Santo Tirso e agrava risco de despromoção
O Grupo Desportivo de Bragança agravou, ainda mais, o risco da despromoção ao ser derrotado, este domingo, no reduto do Tirsense, com dois golos sem resposta, em partida relativa à 23.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
No Estádio Abel Alves Figueiredo, duas equipas com ambições diferentes proporcionaram uma partida equilibrada, nomeadamente no primeiro tempo, onde o conjunto brigantino mostrou o rigor necessário no capítulo defensivo para travar o poderio atacante de um Tirsense 'renovado' sobre a orientação do técnico Emanuel Simões.
No segundo tempo, apareceram os golos que valeram o triunfo jesuíta. Ao minuto 53’, Júlio Melo, de grande penalidade, inaugurou o marcador, a castigar alegada falta de Pedro Miguel.
Em desvantagem, os canarinhos procuraram o empate, mas a eficácia deixou muito a desejar.
Aos 84’, o técnico Pedro Rodrigues promoveu a estreia do júnior Leonardo Matos no Campeonato de Portugal. Um momento especial na carreira do jovem de 19 anos, proveniente da ‘cantera’ brigantina.
A questão ficaria resolvida, em período de descontos, aos 90+4’, por intermédio de Bubby Katty. O avançado senegalês saiu em velocidade, numa transição ofensiva, e só parou para festejar o 2-0.
No final do encontro, Pedro Rodrigues, treinador dos canarinhos, confessou-se ‘desiludido’ com a derrota frente ao Tirsense. “Quem esteve presente no Estádio Abel Alves Figueiredo viu que fizemos tudo para procurar outro resultado, mas não conseguimos. Faltou a eficácia, fomos perdulários em momentos-chaves do jogo e isso voltou a custar caro. Demos o máximo, mas não foi possível garantir pontos contra um Tirsense que sentiu grandes dificuldades para nos vencer”.
“O plantel está triste e desiludido, mas enquanto existir a possibilidade da manutenção vamos lutar até ao fim,” prometeu Pedro Rodrigues.
O Campeonato de Portugal regressa no dia 2 de abril, um interregno que não agrada a Pedro Rodrigues. “Esta pausa é prejudicial, não faz sentido a três jornadas do fim, mas o calendário já estava definido e só resta aproveitar para preparar melhor o encontro com o Vianense”.
A três jornadas do final, com nove pontos em disputa, o jogo contra o líder Vianense assume contornos decisivos, pois a perda de pontos, em casa, significa a descida aos distritais. “É um jogo de dificuldade elevada. O Vianense é a equipa mais consistente do campeonato, como demonstra a tabela classificativa, como tal, esperamos um Vianense confiante e muito forte defensiva e ofensivamente para manter a liderança da Série. O Bragança fará o seu papel, o objetivo é vencer e trabalharemos para isso, queremos continuar na luta pela manutenção até à última jornada,” assegurou.
Contas feitas, o Bragança continua ‘colado’ ao último lugar, com 18 pontos, enquanto o Tirsense sobe à terceira posição da tabela classificativa, com 38 pontos.
Foto: FC Tirsense