MODALIDADES

'Caretos OCR' promovem a cultura e força transmontana nas corridas de obstáculos

Publicado por Guilherme Moutinho em Qua, 2022-07-27 15:12

A corrida de obstáculos, ou OCR “Obstacle Course Racing”, é uma modalidade que cativa cada vez mais praticantes e Bragança conta com uma equipa bem representativa da identidade transmontana. Falamos da ‘Caretos OCR’, um conjunto de atletas liderado por Marta Lima, que formalizou este ano a ideia de competir coletivamente. “A ideia surgiu em Seia, no dia 3 de maio do presente ano, numa prova de obstáculos organizada pela OCR Police, onde alguns dos atletas e fundadores deste grupo participaram”.

Os ‘Caretos OCR’ distinguem-se das demais equipas participantes pelo uso das típicas máscaras dos caretos, marca distinta da região transmontana. “Como tenho raízes na aldeia de Aveleda a qual tem por tradição, no Natal, realizar a festa dos caretos, de imediato, concordámos que usarmos uma máscara nos iria diferenciar das outras equipas e, em simultâneo, damos a conhecer a tradição da minha aldeia divulgando a imagem dos caretos”.

A equipa dos ‘Caretos OCR’ é composta por 31 elementos, 25 homens e 6 mulheres, com idades compreendidas entre os 15 e os 60 anos, e para fazer parte deste grupo de atletas basta querer participar ativamente, como explicou Marta Lima. “Um dos principais requisitos é gostar de diversão, seguindo-se obviamente o gosto pelo desporto. No entanto, aquilo que mais prezamos é a amizade, o companheirismo e a entreajuda,” adiantando que “a adesão de novos atletas supera as nossas expectativas, não fazíamos ideia que havia tantos atletas com interesse nesta modalidade”.

“Queremos ser uma equipa divertida e que as pessoas se divirtam connosco. Obviamente também temos objetivos sérios, ou seja, também queremos ganhar, até porque temos atletas com grande potencial. Já estamos inscritos na Federação Portuguesa de OCR. Queremos atletas a disputar o campeonato nacional. Outro dos objetivos é que ninguém corra sozinho.  Pretendemos ainda divulgar a tradição dos Caretos da União de Freguesias de Aveleda e Rio de Onor, e desde já agradeço na pessoa do Sr. Presidente, Mário gomes, o apoio que nos tem dado”, explicou Marta Lima.

A coordenadora do projeto desportivo, que se encontra em franca expansão, lamentou a não existência de um espaço para treinar na cidade de Bragança. “Não temos em Bragança um espaço completamente direcionado para o treino desta modalidade,” acrescentando que “não havendo um espaço físico cada atleta faz a sua preparação, por vezes individualmente e sempre que possível em grupo com outros elementos da equipa. De referir que não é o treino que gostaríamos, mas acreditamos que num futuro próximo teremos as condições ideais para poder treinar a prática da OCR”.

A modalidade compreende a vertente lúdica e competitiva e, segundo Marta Lima, estas dinâmicas surgem naturalmente no seio do grupo brigantino. “A vertente lúdica está sempre presente, no entanto, o grupo divide-se naturalmente. Temos atletas que realizam todas as provas em Competitivo ou em Elite, também temos atletas que optam por correr em 'Open' com a finalidade de evoluírem e quem sabe competirem em Elite, sendo que temos também atletas que, pura e simplesmente, querem correr em 'Open' (lúdico)”.

A cidade de Bragança prepara-se para receber a “OCR Police Challenge”, no dia 11 de setembro, e a equipa “Caretos OCR” já confirmou a sua presença. “Vamos participar com a nossa equipa a ajudar o máximo que podermos na promoção do evento”.   

Com uma agenda cheia, o conjunto brigantino responde a vários eventos (inter)nacionais, estando desde já confirmadas as presenças em Sernancelhe (04/09), Bragança (11/09), Londres (8-9/10), Viana do Castelo (16/10) e Lamego (23/10).

Fotos: 'Caretos OCR'

Assinaturas MDB