FUTEBOL DISTRITAL

Carlos Afonso aponta o caminho do Vinhais sustentado na formação e modalidades

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2022-08-14 16:40

Em entrevista ao Mensageiro de Bragança, o presidente do Futebol Clube de Vinhais, Carlos Afonso, de 33 anos, abordou a atualidade do clube e assumiu a vontade de aumentar as modalidades oferecidas, com a inclusão do futsal, basquetebol, ténis e do futebol feminino.

“Aspiramos apresentar esta época uma equipa de futebol feminino. Estamos crentes que conseguiremos massa humana suficiente para atingir esses objetivos e acompanhar a aposta da FPF na modalidade feminina. O futsal também será uma aposta do clube, mas adiaremos essa intenção para a próxima temporada” realçando que “o FC Vinhais não é só futebol, e esta Direção quis tornar um clube eclético para dar resposta às necessidades dos jovens do concelho. Consolidámos a nossa presença com bastante sucesso nas modalidades de atletismo, natação e duatlo, esta última coroada com a primeira edição do Duatlo Cross de Vinhais”.

No futebol sénior masculino, Carlos Afonso não aponta a lugares na tabela classificativa no Campeonato Distrital, mas salienta a ambição de vencer todos os encontros. “O objetivo do FC Vinhais no Campeonato Distrital é lutar pelos três pontos em todos os jogos, assentando essa intenção num plantel competitivo. Estou certo que os vinhaenses irão ter orgulho no plantel que apresentaremos”.

Quanto ao plantel para a próxima temporada, Carlos Afonso não abre muito o jogo, mas garante que o mesmo está fechado. “Em Vinhais gostamos de trabalhar na “sombra”, mas posso avançar que temos o plantel praticamente fechado. Existe sempre espaço para algumas alterações pontuais, em Vinhais não há lugares cativos para ninguém, jogadores e Presidente incluído. A base do plantel 2022/2023 será com jogadores da temporada passada, sendo certa a continuidade do Lólis, Tiago, Ferreira, Renato Graça e do Antenor”.

Atento à realidade do futebol local, Carlos Afonso lamenta a incapacidade de os emblemas do distrito não conseguirem atingir o objetivo da manutenção nos campeonatos nacionais. “Acredito que a próxima edição do próximo Campeonato Distrital seja mais competitiva com os despromovidos Macedo e Mirandela, mas a verdadeira questão é o que falha para não conseguirmos manter equipas do distrito de Bragança nos campeonatos nacionais. As soluções devem ser encontradas em sede própria, mas acredito que a formação seja um ponto-chave para evitar este constante cenário das descidas de divisão dos clubes da terra”.

O primeiro desafio oficial do FC Vinhais é a primeira eliminatória da Taça de Portugal, agendada para o dia 11 de setembro, diante do Vianense, um encontro que causa transtornos por ser inesperado. “Participaremos na Taça de Portugal, infelizmente, pela não participação do Sendim, e é evidente que este desfecho causa alguns constrangimentos perante o plano que havíamos delineado para atacar a próxima temporada,” lamentou.

Em Vinhais, a formação é vista como resposta para o sucesso desportivo e económico dos emblemas do distrito de Bragança. “A formação em Vinhais teve um momento determinante, há cerca de um ano, com a união de FC Vinhais e Montes de Vinhais. Esta decisão terminou com uma situação que não fazia sentido, em que Vinhais jogava contra Montes de Vinhais. A união de esforços conduziu a um melhoramento estrutural do clube, reforçado com o símbolo de qualidade da certificação e licenciamento", acrescentando que "a nossa ambição é chegar às 4 estrelas no processo de certificação, para que essa seja a âncora da estabilização do clube para, eventualmente, subir aos nacionais.”

Uma das iniciativas que marcou o passado recente da presidência de Carlos Afonso foi a ideia inovadora do “Vinhais on Tour”. “O conceito de “Vinhais On Tour” passa, basicamente, por levar o futebol às aldeias. Com o contributo dos nossos atletas da formação quisemos dar alguma animação e reativar a prática desportiva em campos abandonados nas aldeias. A nossa primeira experiência foi na aldeia de Celas, onde realizámos um jogo de futebol num campo que não era utilizado há 22 anos. A resposta a esta iniciativa foi muito positiva, a alegria e hospitalidade com que fomos recebidos pelas pessoas provou a mais-valia desta ação”.

Com dois anos do primeiro mandato, o futuro de Carlos Afonso no FC Vinhais, segundo o próprio, pertence aos sócios. “Daqui a dois anos os sócios têm a sua palavra, mas a minha vontade é continuar a trabalhar com a paixão que me move por este clube e concelho. Num ano mudou muita coisa no Vinhais, passámos de 21 para 217 atletas. Agora há outras dinâmicas de trabalho para assegurar um trabalho de excelência com todos os atletas e modalidades. Queremos trabalhar de uma forma estruturada e reforçada, com uma imagem única do clube, onde a introdução de modalidades demonstre a ambição deste clube. Estamos a elaborar esforços para tornar este clube uma referência local e nacional no plano desportivo,” concluiu.

O FC Vinhais inicia a pré-época no dia 18 de agosto, com os olhos postos no primeiro jogo oficial da temporada: a 1.ª eliminatória da Taça de Portugal, no dia 11 de setembro, diante do SC Vianense.

Foto: FC Vinhais

Assinaturas MDB