CCDR-N e Castela vão promover candidaturas conjuntas a fundos comunitários para o patrónimo
O vice-presidente da CCDR-N, Jorge Sobrado, anunciou em Valladolid (Espanha) a candidatura comum a fundos europeus, para o desenvolvimento de projetos para a gestão e promoção do património histórico, a nível ibérico, a ter início em 2025.
“No início do próximo ano [2025] vamos formular uma candidatura a fundos europeus para que haja uma dimensão transversal a projetos transfronteiriços, relacionados com o património romano, em especial a gestão conjunta, mas também a valorização do património românico entre este duas regiões Ibéricas”, indicou o responsável pelo setor da Cultura e Património, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
O anúncio é tido como uma “novidade a nível bilateral” entre Portugal e Espanha e foi feito no decurso de uma conferência ibérica realizada no sábado , no certame cultural AR-PA que decorre na cidade castelhana de Valladolid, que juntou na mesma mesa responsáveis pelo setor cultural e do património da região Norte e Castela e Leão.
“Nós temos vontade e planos concretos na área cultural e do património. Dos encontros bilaterais que foram realizados entre CCDR-N e Junta de Castela e Leão saiu a convicção de se trabalhar em comum num património que é estruturante ao nível ibérico”, vincou Jorge Sobrado