CICLISMO

David Vivas repete triunfo na quinta edição do Bragança Granfondo (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2023-07-10 15:51

Os espanhóis David Vivas e Eva Aguilar conquistaram a vitória na quinta edição do Bragança Granfondo, uma prova de cicloturismo que teve lugar este domingo e atraiu cerca de 1400 entusiastas da modalidade para Bragança.

O ciclista da equipa Cadão/Soutense/Rematelaborado, David Vivas, conseguiu repetir o feito da edição anterior e assegurou a vitória por uma diferença de apenas um milésimo de segundo em relação ao segundo classificado, Álvaro Lobato, com o tempo de 03:35:22 horas. No terceiro posto ficou Daniel Pinto da 5300 BikeShop/TeamGiant (04:40:46).

"Este ano foi especial, principalmente devido à passagem pela Puebla de Sanábria, um local que tenho um grande apreço e cheio de recordações da minha infância. Foi uma prova extremamente rápida, onde a ajuda de Álvaro Lobato foi fundamental," referiu David Vivas, destacando o gesto de amizade do ciclista profissional da Klimatiza Team.

Na categoria feminina, Eva Aguilar estreou-se na prova brigantina da melhor maneira. “A organização foi impecável e adorei estar aqui em Bragança. Esta foi uma primeira vez inesquecível para mim”.

A atleta espanhola terminou a prova de 128 km com a marca de 04:28:00 horas.

Na distância intermédia (102 km), Nuno Morgado foi o vencedor, enquanto, nos femininos, o triunfo sorriu a Elisabete Madeira.

Já no percurso mais curto, Fábio Abreu e a brigantina Diana Porto, do Velo Clube de Bragança, foram os mais rápidos a completar os 52 km propostos.

Nesta edição, o dorsal número um foi atribuído ao ex-ciclista Alejandro Marque, vencedor da Volta a Portugal em 2013, uma honra que o espanhol agradeceu. “É algo que nunca irei esquecer, é uma sensação incrível ser homenageado e sentir o carinho de todos. Guardo boas recordações de Bragança, pois em 2021 cheguei a esta cidade com a camisola amarela. Apesar de a ter perdido posteriormente, foi uma etapa muito especial para mim”.

O brigantino mais veloz em prova foi Jorge Mariz, que terminou no quinto posto da geral e segundo da categoria Elite (03:43:12). “Sinto-me orgulhoso. Dei o meu melhor, mesmo não alcançando o pódio, estou satisfeito com o resultado. Agora, o foco passa por preparar-me para o Campeonato do Mundo UCI Granfondo e lutar por um lugar no pódio da minha categoria (Escócia, de 4 a 7 de agosto)”.

Para Manuel Zeferino, CEO da BikeService, o balanço é positivo, apesar do número de participantes ter ficado abaixo do projetado. “A prova decorreu muito bem, com a participação de mais de 1400 pessoas, num clima favorável e sem incidentes,” acrescentando que “reconhecemos que enfrentamos tempos difíceis e registámos uma quebra de 15% no número de participantes em comparação com edições anteriores. Isso reflete a realidade atual, que afeta vários eventos e setores. Desejamos regressar no próximo ano, pois sabemos que Bragança tem uma excelente capacidade de acolhimento, mas iremos reunir-nos e pensar num percurso inédito," avançou Manuel Zeferino.

O autarca Hernâni Dias destacou a importância do Bragança Granfondo na dinamização da economia local. "As pessoas têm aderido significativamente a esta prova, não só pelas condições que esta região oferece, mas também pela organização que está à altura do evento. A dinamização proporcionada por esta competição é notável e destaco com satisfação o envolvimento da comunidade nestas iniciativas, proporcionando um grande apoio e animação a todos os participantes nesta prova."

Questionado sobre a redução do número de participantes, Hernâni Dias mencionou o contexto económico que as famílias portuguesas enfrentam como um possível motivo. “Estamos empenhados em trabalhar para melhorar, o que pode envolver uma alteração no percurso. Acredito que o menor número de participantes não está relacionado com os percursos em si, mas sim com o impacto económico que a participação nestas provas acarreta para as famílias”.

Em simultâneo com o evento de cicloturismo, foi realizada uma caminhada solidária, na qual o valor das inscrições, no total de 700 euros, foi doado à Associação Entre-Famílias.

O Bragança Granfondo 2023, que nesta edição retomou o percurso original com passagem pelo município raiano de Puebla de Sanábria, foi organizado pela BikeService, com o apoio do Município de Bragança, Ayuntamiento de Puebla de Sanábria e Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB