Doentes oncológicos já são tratados no distrito
A Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE) e o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) no âmbito da assistência a doentes do foro oncológico, assinaram um protocolo que permite o tratamento dos utentes do distrito de Bragança em Macedo de Cavaleiros, evitando deslocações de muitos quilómetros a hospitais do litoral.
O protocolo, assinado na passada terça-feira, na Unidade de Cuidados Paliativos de Macedo de Cavaleiros, foi considerado “pioneiro” no país pelo secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, porque “é uma resposta aos desafios da doença”.
As duas unidades de saúde de Trás-os-Montes vão assim partilhar os quatro médicos do hospital de Vila Real, que passam a fazer consultas em Macedo de Cavaleiros. O Instituto Português de Oncologia do Porto mantém-se como hospital de referência do Norte no tratamento dos oncológicos. Fernando Leal da Costa garantiu que a colaboração entre as duas unidades de saúde de Trás-os-Montes “não vai contrariar a necessidade de dotar a região dos profissionais e dos equipamentos necessários à medida que a situação oncológica for evoluindo”.