Mirandela

Estação do Romeu usada para guardar maquinaria e gado

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2015-01-15 10:12

O Movimento Cívico pela Linha do Tua (MCLT) denunciou à Rede Ferroviária Nacional (REFER) que a estação do Romeu, da desativada Linha do Tua, no concelho de Mirandela, está a ser usada de forma abusiva.
“A estação está a servir para o estacionamento de maquinaria e armazenamento de manilhas, e o cais coberto é utilizado como curral para gado ovino e caprino”, revela Daniel Conde, do MCLT que já deu conta desta situação numa carta dirigida ao presidente da empresa responsável pelo património ferroviário nacional, datada de 12 de Janeiro.
Na missiva, revela ainda que tem desaparecido sistematicamente vários segmentos de carris dentro do espaço da estação e a continuação do canal para os Cortiços.
Perante isto, o MCLT solicita “a instauração de um auto de notícia a todos os intervenientes na ocupação ilegal da estação e dos seus espaços, para a retirada imediata da maquinaria, material de construção civil, cercas de arame e do gado”.
Esta não é a única denúncia. O movimento dá conta de um furto recente de carris na estação de Sendas (Bragança). “Pedimos à REFER que atue o mais rapidamente possível, sob pena de compactuarmos com a degradação acelerada e irreparável de um conjunto de elementos patrimoniais únicos da linha do Tua, contribuindo para a sua obliteração material e imaterial”, conta Daniel Conde.

Assinaturas MDB