Feira da alheira espera milhares de visitantes
Arranca, amanhã, mais uma edição da Feira da Alheira de Mirandela que conta com mais de 50 expositores que ao longo de três dias, no Parque do Império, promovem provas e venda de fumeiro regional com particular destaque para o enchido que é considerado um autêntico "ex-libris" da cidade nordestina, que representa um volume de negócios de 30 milhões de euros por ano e 500 postos de trabalho em empresas da área, um dia depois de ser reconhecido este produto com o selo de Indicação geográfica protegida.
"Hoje é um dia de regozijo, estamos todos de Parabéns! Depois de uma longa travessia iniciada em 2003, encetada pela Associação Comercial e Industrial de Mirandela na qualidade de entidade gestora da Alheira de Mirandela, é com profunda satisfação que comunicámos que finalmente foi publicado e reconhecido no JOUE (Jornal Oficial da União Europeia) do Parlamento Europeu e do Conselho União Europeia o registo definitivo da Alheira de Mirandela – Indicação Geográfica Protegida, conforme Regulamento de Execução (UE) 2016/292 da Comissão de 19 de Fevereiro de 2016", frisou o presidente da Associação COmercial de Mirandela, Jorge Morais.
A Alheira de Mirandela tem conquistado um lugar de destaque na gastronomia portuguesa. A tradição na sua confeção e o paladar característico tornaram-na uma das referências da cozinha nacional e valeram-lhe, no início deste ano de 2016, o reconhecimento de Indicação Geográfica Protegida (IGP).
A partir de agora, o famoso enchido de fumeiro ex-libris de Mirandela, só pode ser produzido no concelho.
Na edição deste ano, a Feira da Alheira de Mirandela conta com a gastronomia de excelência, o artesanato e produtos de qualidade como o mel, o queijo, o vinho, o azeite, o pão.
Grupos de música locais animam o evento. O Aero Clube de Mirandela promove um Fly-in em honra da alheira com batismos de voo e demonstrações aeromodelistas, haverá ainda passeios TT, um torneio de xadrez, a habitual Caminhada da Mulher e o programa “Somos Portugal” da TVI garante a projeção para todo o país, na tarde de domingo.