Nordeste Transmontano

Governo decreta fim do isolamento e casos descem no distrito

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2022-10-06 11:10

O Governo decretou, na passada sexta-feira, o final do estado de alerta pela covid-19, que implica o fim do isolamento após teste positivo à doença provocada pelo vírus Sars-Cov2.
No distrito de Bragança, no início da semana (esta edição fechou terça-feira em virtude do feriado do 05 de outuro)havia 172 casos positivos, o que significa uma redução do número de infetados. Pela primeira vez em meses, há concelhos do distrito de Bragança sem nenhum caso positivo.

É convicção das autoridades que o fim da necessidade de isolamento (que até 30 de setembro era de cinco dias) vai levar à realização de menos testes e, como consequência, fazer baixar o número de infetados.

Na sexta-feira, e em comunicado, o Ministério da Saúde referia que “cessa o mecanismo de atribuição de incapacidade temporária para o trabalho por covid-19 e o subsídio associado, que deixarão de ter um regime especial, passando a beneficiar do regime das outras situações de doença”.

De acordo com o ministério, os testes deixam também de ser prescritos pelo SNS24 e passam a ser comparticipados mediante prescrição médica.

“Em caso de agravamento ou persistência de sintomas [da covid-19], deve procurar aconselhamento médico, sendo a porta de entrada no SNS o Centro de Saúde/Unidade de Saúde Familiar ou SNS24. Em caso de emergência, contactar o 112”, lê-se no comunicado.

O ministério lembra que, quando prescrito numa unidade de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o teste à covid-19 é comparticipado a 100%.

No entanto, o Governo mantém a obrigação do “uso de máscara nos estabelecimentos e serviços de saúde e nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI)”.

Bragança mantém-se como o concelho com mais casos positivos (74), com Mirandela a ser o segundo da lista, com metade (37). Vila Flor e Freixo já não tinham qualquer caso positivo no início da semana.

Assinaturas MDB