Nordeste Transmontano

Governo voltou atrás e incluiu Bragança na lista de indemnizações

Publicado por Francisco Pinto em Qua, 2024-11-20 16:21

O Governo voltou atrás ao que tinha sido anunciado no final de outubro e atualizou a lista de freguesias com explorações agrícolas afetadas pelos incêndios, no âmbito do apoio de 50 milhões de euros para a reposição da produção danificada, incluindo, agora, o concelho de Bragança.

Nesta lista foram incluídas as freguesias afetadas pelos incêndios que se localizaram nos concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Vimioso e Vinhais.

Os incêndios ocorridos entre 10 e 12 de agosto e 3 e 20 de setembro foram reconhecidos como uma catástrofe natural, tendo o Governo determinado a atribuição de um apoio à reconstituição ou reposição do potencial produtivo danificado.

Segundo um despacho publicado em Diário da República, a lista abrange agora mais de 460 freguesias.

O apoio concedido destina-se ao restabelecimento do potencial produtivo, que está inserido no Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.
O montante global do apoio disponível é de 50 milhões de euros.

Os níveis de apoio estão repartidos por três escalões: 100% da despesa elegível até 10 mil euros; 85% da despesa elegível superior a 10 mil euros e até 50 mil euros; 50% da despesa elegível superior a 50 mil euros e até 850 mil euros.

Assinaturas MDB