Lagos do Sabor passam a ser fiscalizados pela GNR com recurso a embarcação
A GNR começou esta sexta-feira a patrulhar os Lagos do Sabor com recurso a uma lancha semirrígida, com três militares que têm como missão controlar embarcações de recreio e garantir a segurança dos utilizadores deste território fluvial.
O oficial de Relações Públicas do Comando da GNR no distrito de Bragança, Hernâni Martins, explicou que esta lancha tem capacidade para fazer patrulhamento náutico, principalmente nos Lagos do Sabor.
Segundo o militar da Guarda, esta região abrange mais de 70 quilómetros de extensão navegáveis, resultantes do enchimento da barragem do Baixo Sabor.
“Este território tem uma paisagem e um património riquíssimos que atrai já muitos turistas e pescadores. A Guarda, enquanto polícia ambiental nacional, está preocupada com estas questões ligadas ao meio ambiente, mas também com o auxílio às populações em caso de acidente, como uma queda à água ou outras situações”, referiu.
A GNR também está preparada para fiscalizar a pesca recreativa e desportiva, verificando se tudo está a ser efetuado mediante a lei.
Um dos objetivos desta nova embarcação é que trabalhe o máximo de dias e horas possíveis, podendo ser alocada a outros cursos de água do distrito de Bragança, já que a mesma pode ser transportada por via terrestre.
Os Lagos do Sabor abrangem quatro concelhos do distrito de Bragança: Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros.
Para o presidente da Câmara de Mogadouro, António Pimentel, a entrada em funcionamento desta embarcação demonstra a disponibilidade da GNR em se colocar ao lado dos quatro autarcas deste território no acompanhamento do desenvolvimento sustentável dos Lagos do Sabor.
“A GNR, como entidade fiscalizadora, vai contribuir para que esta região mantenha uma certa ordem, para não se cair numa certa anarquia ambiental. Esta embarcação vai ser extremamente importante para evitar que cada um faça o que lhe apetece neste território”, vincou o autarca de Mogadouro.
Esta embarcação foi colocada hoje pela primeira vez nos Lagos do Sabor, junto à ponte de Remondes, no concelho de Mogadouro.
Em 2017, foi aprovada uma candidatura ao Portugal 2020 com o objetivo de promover a valorização turística do património natural da albufeira do Baixo Sabor e a marca "Lagos do Sabor".
Atualmente os Lagos do Sabor são um local escolhido por quem gosta de pesca ao achigã e outras espécies piscícolas.