Mirandela sagra-se campeão distrital e carimba regresso aos nacionais (com galeria)
O Sport Clube Mirandela garantiu, este domingo, a conquista do título de Campeão Distrital da AF Bragança 2022/2023, após vencer os Estudantes Africanos, por 0-2, em jogo disputado no Parque Desportivo de Santa Apolónia, a contar para a 18.ª jornada.
O resultado esteve em discussão até perto do apito para o intervalo, mas dois golos, em pouco mais de um minuto, do inspirado Katurra valeram a confirmação do título de campeão distrital para o Mirandela.
Aos 44’, Katurra desvia de cabeça o cruzamento de Rui Miguel e, aos 45’, aproveitando alguma desconcentração do adversário, Katurra, isolado por Henrique, ‘picou’ a bola, subtilmente, sobre Marcelo para o 0-2.
No final do encontro, André Irulegui, técnico do Mirandela, confessou que esperava dificuldades no reduto dos Africanos. “Sabíamos, de antemão, que iria ser um jogo difícil. Acabámos por ter a sorte do jogo, até ao primeiro golo foi uma partida muito dividida”.
A quatro jornadas do término da competição e sem qualquer derrota, o SC Mirandela sagra-se campeão distrital e assegura o regresso às competições nacionais. Um feito valorizado por André Irulegui que revela estar aliviado por atingir um dos objetivos traçados no início da época. “Agora sinto que saiu um peso enorme das costas, pela responsabilidade que este emblema histórico acarreta. Na minha realidade, onde vivo e convivo, a conquista da Taça com o Sendim, na época passada, e, agora, o Campeonato pelo Mirandela são feitos enormes”.
Entre festejos, Carlos Correia, Presidente do Mirandela, assumiu que a próxima temporada já está a ser preparada e assegurou a continuidade de André Irulegui no comando técnico do Mirandela. “André Irulegui será o treinador do Mirandela na próxima temporada no Campeonato de Portugal, é competente e merece a oportunidade que lhe vou dar”.
O dirigente do emblema mirandelense aproveitou para demonstrar o seu contentamento e delinear o próximo objetivo. É uma alegria muito grande, é mais que merecido a conquista do título de campeão distrital. Estes jogadores e equipa técnica demonstraram ser um grupo forte e estão de parabéns, por fazerem um trabalho excelente. O próximo objetivo é a conquista da Taça.”
O capitão do Mirandela, Vítor Pereira, falou de dever cumprido. "Sinto-me de dever cumprido. Iniciei a temporada com a missão de ajudar o clube a regressar aos campeonatos nacionais e após conseguir esse objetivo sinto-me bem. A base do nosso sucesso foi o espírito de grupo e de família que desenvolvemos na nossa equipa,” acrescentando que “a partir deste momento, o objetivo passa por alcançar a final da Taça e, mais importante, preparar o futuro do clube para os nacionais. A minha continuidade no clube não está assegurada, já estou a ficar 'velhote', veremos o que acontece”.
Do lado dos Africanos, José Alves mostrou-se orgulhoso da sua equipa e lamentou erros cruciais. “Parabéns ao Mirandela que é um justo vencedor. Quanto ao jogo, quem assistiu à partida viu um jogo bem disputado, onde mostrámos que não somos inferiores ao Mirandela. A equipa do Mirandela ganha o jogo, num minuto, aproveitando uma desconcentração da minha equipa, e o futebol é isto, é concentração e eficiência,” finalizou.
Fotos: Guilherme Moutinho