Partidos exigem esclarecimentos sobre investigação da justiça às obras de ampliação da zona industrial das Cantarias
O Ministério Público abriu uma investigação às obras de amplificação da zona industrial das Cantarias (ZIC), em Bragança, na sequência de uma denúncia, confirmou a Procuradoria-Geral da República ao Mensageiro.
O inquérito ainda não tem arguidos constituídos adiantou a PG, que não facultou mais informação sobre o caso. A controvérsia na última semana foi desencadeada após uma reportagem do programa A Prova dos Factos da RTP. Vários partidos exigem esclarecimentos sobre a situação.
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) deu entrada no parlamento, com caráter de urgência, de um pedido de audição ao Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, que, na altura em que as obras foram executadas, era presidente da Cãmara de Bragança. “Sobre trabalhos faturados e não realizados em projeto financiado por fundos europeus”, refere esta força partidária numa nota escrita.
O BE explica que “o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), realizou um levantamento técnico e concluiu que houve trabalhos faturados e não realizados no valor de 807 mil euros na empreitada de ampliação da Zona Industrial, apelidada por área de acolhimento empresarial das Cantarias, projeto financiado por fundos comunitários. Em causa estão passeios e lugares de estacionamento subdimensionados, pedra de enchimento substituída por pedras que se encontravam no local, asfalto com menos valor, revestimento de muros em betão com menos armadura usada. Trata-se de um conjunto alargado de obras”, enumera esta força partidária. Ainda na mesma informação escrita o Bloco vinca que “o LNEC contabilizou ainda trabalhos a mais quantificados em 783 mil euros que não estavam previstos no projeto e 1,155 milhões de euros de trabalhos realizados a menos. Há obras que constam dos projetos que não foram objetivamente realizadas, como por exemplo duas rotundas”.
LEIA A NOTÍCIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESA OU ONLINE EM PDF