FUTSAL

UFSSMM conquista o troféu no Interfreguesias de Bragança e anuncia intenção de não participar na próxima edição (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Sex, 2022-07-29 10:48

A União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo (UFSSMM) venceu, esta quinta-feira (28), a equipa de Rossas/Salsas, por 3-2, e conquistou pela sexta vez consecutiva o Torneio Interfreguesias do Concelho de Bragança, conseguindo o pleno de vitórias nas seis edições realizadas.

Na final disputada no lotado Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira, a vitória da UFSSMM começou a ser construída no primeiro tempo com um golo de Márcio, aos 13’. A formação de Rossas/Salsas não baixou os braços e esteve muito perto de conseguir o golo do empate, não o fez, e ainda desperdiçou uma grande penalidade por Veiga.

O mesmo jogador acabaria por ver o cartão vermelho direto após um desentendimento com o guarda-redes adversário, Anilton, que também acabou por receber ordem de expulsão, quando faltavam dois minutos para a conclusão do primeiro tempo.

No segundo tempo, Jerónimo, aos 27’, incendiou o Pavilhão com o golo do empate. A partida estava animada e Valdir Ramos, aos 34’, voltou a dar vantagem à sua equipa. A reação da equipa de Rossas/Salsas não tardou e Yannick com um disparo potente restabeleceu o empate, aos 37’. Com dois minutos para jogar, Wilson confirmou a vitória da UFSSMM fechando as contas em 3-2.

Telmo Afonso, presidente da UFSSMM, desvalorizou a vitória e anunciou a sua intenção de não voltar a participar no Torneio Interfreguesias do Concelho de Bragança. “É sempre bom vencer, mas esse não é o objetivo principal deste torneio. Esta é a minha terceira participação e terceira vitória neste torneio onde apresentamos uma equipa, sempre diferente, vinda do vencedor do Torneio Interbairros”, adiantando que “vou levar a reunião do Executivo a proposta da não participação da UFSSMM no Torneio Interfreguesias, sabemos que não irá implicar grandes transtornos aos jogadores, pois podem representar alguma das outras freguesias e até posso jogar por Espinhosela e Nogueira numa próxima edição. Gostaria de acrescentar que a UFSSMM jogou sempre conforme as regras do regulamento e espero que este torneio se mantenha como um dos grandes eventos desportivos do concelho de Bragança”.

Para Pedro Zoio, presidente da Junta de Freguesia de Salsas, a participação no Torneio pecou apenas pela derrota no derradeiro encontro. “Até ao final tivemos a esperança de vencer o Torneio, jogámos contra uma excelente equipa em que, infelizmente, perdemos pela margem mínima. É a primeira vez que chegamos à final e onde o objetivo a que se propuseram as freguesias de Rossas e Salsas esteve muito perto de ser cumprido. Para a próxima edição pretendemos manter esta parceria”.

Em jeito de balanço, Hernâni Dias, presidente do Município de Bragança, relembrou quais os valores que primam o Torneio Interfreguesias do Concelho de Bragança. “Para além da prática desportiva, o mais relevante é a promoção do salutar convívio entre as várias freguesias e comunidades com os atletas que praticam a modalidade e, sobretudo, o envolvimento da população nesta iniciativa. Este Pavilhão cheio é a prova disso, as pessoas querem ver o desporto e aplaudir as suas equipas”. O autarca mostrou-se atento ao desenvolvimento da competição e avançou que “há algumas arestas a limar, queremos melhorar a dinâmica do Torneio e continuar a incentivar os valores da prática desportiva. As regras do Torneio estão definidas e, nós, como entidade organizadora devemos fazer cumprir as mesmas,” referindo-se à questão dos federados, nomeadamente dois por ficha de jogo.

A final assinalou a despedida de Frederico Pires da arbitragem, o árbitro brigantino que apitou durante quase duas décadas nos campeonatos nacionais e distritais de futsal coloca assim um ponto final na sua carreira. "São 16 anos de muitas emoções, aprendizagens, conversas e muitas amizades. São memórias que vou guardar para sempre. Esta foi uma decisão muito ponderada e este foi o momento exato para a minha despedida. Saio orgulhoso e consciente que fiz sempre o meu melhor," declarou.

No encontro relativo aos 3.ºˢ e 4.ºˢ lugares, Parada e Faílde conquistou um lugar no pódio ao vencer Nogueira, por 2-1. Gralho abriu o marcador por Nogueira, tendo Chino e Boris consumado a reviravolta que garantiu a vitória de Parada e Faílde.

A sexta edição do Torneio Interfreguesias do Concelho de Bragança regressou após um interregno de dois anos e contou com a participação de 25 equipas e 412 jogadores, tendo o pontapé de saída sido dado no dia 2 do corrente mês.

 

 

 

Assinaturas MDB