Bragança encerra 2023 com a conquista do Troféu Ximena (com galeria)
O Grupo Desportivo de Bragança conquistou, este sábado, no Estádio Municipal de Bragança, o Troféu Ximena, ao vencer o Sport Club Castêlo da Maia, por 1-0, ostentando o seu terceiro triunfo nas três edições já realizadas.
Um jogo especial, em homenagem ao antigo guarda-redes Ximena, que serviu o clube brigantino ao longo de 25 anos, e que desta vez mereceu a ‘convocatória’ de Nuno Gonçalves para alinhar no onze inicial.
Um momento de muita emoção para Ximena. "Esta edição do troféu foi diferente, pois fui surpreendido ao ser chamado para integrar o onze inicial e jogar alguns minutos. Foi um momento especial e muito bonito nesta festa tão especial para mim."
"É um prazer e um orgulho ter um troféu com o meu nome, como forma de lembrar o trabalho que realizei no clube. É sempre bom sentir esse reconhecimento. O 'bichinho' continua presente, não esquecendo que foram muitos anos da minha vida e custou-me bastante deixar o futebol," acrescentou Ximena, que cumpriu as funções incumbidas com nota positiva.
Quanto ao jogo, o clube castelense, que participa na Série 1 da Divisão de Honra da AF Porto e ocupa atualmente o 10.º posto, enfrentou muitas dificuldades para contrariar uma equipa brigantina determinada em conquistar o troféu em disputa.
A partida ficaria decidida ao minuto 26, com Kika, de cabeça, a dar o melhor seguimento ao cruzamento de Estanga. Os comandados de Nuno Gonçalves tiveram várias oportunidades ao longo do encontro para ampliar a diferença no marcador, mas a pontaria não esteve no seu melhor.
Destaque para as estreias dos reforços Nahuel Machado, proveniente do Vila Caiz, e para o regresso de Daniel Pires, após passagens por Macedo e Peimari na Finlândia.
No final do encontro, o Bragança fez a festa, repetindo os triunfos de 2021 e 2022, ao derrotar o Sendim (5-2) e o Vérin FC (5-1), respetivamente.
No rescaldo da partida, o treinador do Bragança, Nuno Gonçalves, expressou a sua satisfação em fazer parte deste evento. "É um orgulho enorme fazer parte de um evento como este, onde homenageamos alguém que é um exemplo como homem e jogador, tão representativo para o clube e para a cidade. Foi um jogo de treino, onde mantivemos a nossa identidade diante de um adversário que se revelou um digno vencido".
Quanto ao momento vivido no clube, Nuno Gonçalves expressa as suas intenções na liderança do Bragança. "A nossa exigência é querer jogar com os olhos postos na baliza adversária. Essa mentalidade vencedora é o que pretendo transmitir enquanto estiver aqui, seja até ao final da época, ou por mais uma ou duas temporadas. Sinto-me bem neste clube e adoraria conquistar títulos com as cores do Bragança. Quanto à renovação, é um assunto que cabe ao clube decidir."
Do lado dos castelenses, Ricardo Jorge prognosticou sucessos para o clube anfitrião. "Foi um prazer imenso visitar um clube histórico do futebol português, onde tenho um amigo de longa data, Nuno Gonçalves, que está a realizar um trabalho fantástico, algo que não me surpreende dada a sua competência. Foi uma festa bonita, enfrentámos uma excelente equipa e o jogo de futebol foi de grande qualidade. O Bragança tem todas as condições para se sagrar campeão distrital nesta temporada e alcançar a consequente subida de divisão."
Já Paulo Afonso, presidente do Bragança, abordou a logística do troféu e a sua relevância. “Este é um troféu que geralmente ocorre na pré-época, mas, naquela altura, não conseguimos garantir a presença de uma equipa convidada de renome. Acredito que, mesmo nesta fase da época, mantém a sua importância, proporcionando um dia agradável durante a pausa no campeonato. Este jogo tem um significado especial, pois presta homenagem a um dos grandes símbolos do clube, e é sempre gratificante conquistar a vitória.”
O Bragança retoma as competições oficiais em 7 de janeiro de 2024, enfrentando em casa o Mirandês, num jogo referente à 11.ª jornada do Campeonato Distrital AF Bragança, competição que lidera de forma invicta e isolada.
Fotos: Guilherme Moutinho